13 Oct 2025

O sinal de Jonas e a verdadeira conversão

O sinal de Jonas e a verdadeira conversão

Hoje, é segunda-feira, e nós começamos este dia meditando a Palavra de Deus. Em Lucas 11,29-32, Jesus começou a dizer: “Essa geração é uma geração má, ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas”.

Amados irmãos e irmãs, Jesus nos dirige, no dia de hoje, palavras duras, para que a multidão pudesse compreender de que forma nós deveríamos seguir o Senhor. Jesus nos trata com dureza, mas também com compaixão e amor. Ele nunca nos dirige uma palavra de correção, uma palavra de exortação sem antes fazer isso com amor, para que o nosso coração possa receber a Sua Palavra com misericórdia.

Jesus é o enviado de Deus, e a grande dificuldade deste Evangelho de hoje, justamente, é essa: as pessoas não estavam acreditando que Ele era o Messias, e estavam pedindo sinais. Então, Ele menciona o sinal de Jonas.

Mas o que isso significa? Jonas é o profeta relutante, que foi enviado a Nínive, a uma cidade pagã e pecadora, e, ao pregar a conversão, a cidade inteira se voltou para Deus.

Jesus é maior que Jonas e fonte de vida nova

Arrependa-se do pecado, arrependa-se da sua má conduta e comece a viver uma vida de retidão, uma vida de transformação.

O impressionante é que os Ninivitas se converteram sem nenhum milagre, apenas pela pregação da Palavra. Isso é o que Jesus deseja destacar. Para segui-Lo, nós não podemos nos apegar a milagres, nós não podemos nos apegar aos espetáculos, mas somente à Sua Palavra, que transforma, cura e liberta.

Jesus, que é mais que Jonas, está diante daquela geração. Mas diferente dos Ninivitas, muitos o rejeitam. Nos tempos atuais, é o que está acontecendo. Muitos estão rejeitando Jesus.

O que significa o sinal de Jonas na Palavra de Deus?

Ele é o verdadeiro sinal. O próprio Deus que fala, caminha e sofre com o seu povo. No final de sua vida, Ele dará o sinal definitivo, ou seja, vai restaurar todas as coisas com a sua ressurreição. Assim como Jonas, que ficou três dias no ventre do grande peixe, Jesus também ressuscita ao terceiro dia.

Que eu e você possamos viver essa transformação, essa conversão com misericórdia, com compaixão e com muita bondade da parte de Nosso Senhor. E que Ele derrame sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e o Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.