“Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho, ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo, seja salvo por Ele. Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito” (São João 3,16-21).
A salvação em Cristo
Queridos irmãos e irmãs, nesse tempo de Páscoa, em que celebramos a vitória do Cristo sobre a morte e o pecado, o Evangelho de hoje nos convida a refletir sobre o imenso amor de Deus por nós, revelado na pessoa de Jesus Cristo.
Esse trecho é uma das passagens mais conhecidas e profundas da Sagrada Escritura, oferecendo uma compreensão clara do mistério da salvação da vida eterna que Cristo nos oferece, o amor incondicional de Deus.
O amor incondicional de Deus
O que significa isso? Que o Evangelho começa com uma verdade fundamental, que é a base da nossa fé.
Preste atenção porque “Deus amou tanto o mundo, que deu Seu Filho Único para todos que nele creem não pereça, mas tenha a vida eterna.”
O dom do Filho Unigênito
Aqui vemos, meus irmãos, que o amor de Deus é imenso, é infinito, é incondicional.
Deus não poupou o que tinha de mais precioso, Seu filho, para nos dar a salvação. Preste atenção, Deus não poupou o que tinha de mais precioso, Seu filho, para nos dar a salvação.
Um amor imenso e incondicional
Esse amor é incondicional. Deus não faz distinção entre quem merece ou não merece. Ele ama a todos, sem exceção, ou seja, o que o Evangelho está nos dizendo é que Deus enviou o seu filho unigênito para que todo o que nele creem não pereçam. Está dizendo o quê? Que Deus quer salvar a todos. Claro, a minha liberdade de escolha pode alcançar essa salvação ou não.
A Vida Eterna em Cristo
Por isso Ele não apenas nos criou, mas deseja que vivamos para sempre com Ele. Foi para isso que Cristo morreu, para que nós não vivêssemos eternamente separados de Deus.
O que é o inferno? Segundo o Catecismo da Igreja Católica, é a separação total de Deus, ou seja, a maior dor de quem vai para o inferno é de não poder mais estar unido a Deus.
Vida em abundância
Por isso Jesus veio para que você tenha vida, e a tenha em abundância. Essa entrega de Deus é o maior gesto de amor que revela até onde Deus vai para nos salvar: a entrega do seu bem precioso, o seu filho.
Em Cristo, Deus se faz carne por meio da sua morte e ressurreição, e nos oferece a vida eterna.
A vida eterna, meu irmão, é para mim, a vida eterna é para você, porque Deus amou tanto o mundo, que enviou o seu filho para nos salvar.
Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!