“Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: ‘Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar’” (Lucas 5,12).
Quando vejo essa passagem do homem leproso, aqui narrado a nós por São Lucas, coloco-me no lugar dele. Vejo esse homem numa profunda humildade, já vivendo a humilhação que é a lepra, com tudo aquilo que era na sua época, o que aquilo provocava de rejeição social, a marginalidade – os leprosos viviam à margem da sociedade.
Mesmo sendo humilhado por aquela condição, ele se coloca no ato de profunda humildade. E humilde é aquele que se coloca aos pés do Senhor. O orgulhoso e soberbo se coloca sempre acima. O orgulhoso, o soberbo nunca para para reconhecer, ele para para acusar, para reclamar, colocar a culpa nos outros, em Deus e em tudo.
Olhemos para o nosso coração: quantas coisas velhas, estragadas, sujas, imundas ainda estão dentro de nós!
O humilde é aquele que sai da cabeça e desce para o coração; o humilde é aquele que tira a soberba de si, que se humilha na presença de Deus para buscar o Seu amor e a Sua misericórdia. O humilde é aquele que olha para si e reconhece suas fraquezas, fragilidades, debilidades, suas impurezas, suas sujeiras e diz: “Senhor, eu preciso ser lavado e purificado. Se tu queres, tu tens a graça, a unção, o poder para me libertar, purificar-me, lavar-me, renovar-me”, e é por causa da humilhação e da humildade desse coração que Jesus diz: “Sim, quero ser curado, ser liberto, purificado e renovado”. Todos nós precisamos.
Olhemos para o nosso coração: quantas coisas velhas, estragadas, sujas, imundas ainda estão dentro de nós! Quantos pensamentos tortos nós temos, quantas maldades ainda pensamos a respeito do outro, quantos sentimentos negativos! Sei que não os mostramos aos outros, preferimos escondê-los dentro de nós, e por isso estamos tendo tanta indigestão mental e sentimental, de tantos sentimentos negativos acumulados, guardados e escondidos dentro de nós.
Muitas vezes, vivemos da aparência, daquilo que os outros veem, até caprichamos na forma de tomar banho, de limpar a pele, de mostrar para os outros, mas é preciso permitir que Deus nos purifique-nos de verdade. Precisamos da humildade desse leproso para nos colocar aos pés do Senhor: “Eu quero ser purificado. Quero ter um coração livre de toda sujeira e imundície, de tudo aquilo que me torna impuro”. O Senhor quer que todos nós sejamos purificados.
Deus abençoe você!