25 Oct 2024

O caminho do perdão e a reconciliação

“Quando, pois, tu vais com o teu adversário, apresentar-te diante do Magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho, senão, ele te levará ao juiz, o juiz te levará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia, eu te digo, daí tu não sairás enquanto não pagares o último centavo” (Lucas 12,58-59)

O mistério do Evangelho de hoje, meus irmãos e minhas irmãs, é sobre saber ler os sinais dos tempos, e o grande sinal que Deus nos dá, para nós nos apegarmos, é o da vinda, da encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo, é compreender, meus irmãos, as intenções de Deus, em todo o tempo, sobretudo no mistério da Igreja e dos Seus sacramentos. E o sacramento aqui também se diz da confissão, porque Jesus está nos falando que nós devemos resolver toda e qualquer situação que esteja pendente no nosso coração em relação ao nosso próximo, ao nosso irmão. Antes de levarmos a nossa oferta, antes de levarmos os nossos dons ao Senhor, precisamos estar com o coração livre.

Dar e receber perdão

Padre Jonas, na Canção Nova, no documento interno que nós temos, fala do viver reconciliado. Ele fala isso para que nós tenhamos paz enquanto estamos caminhando para a nossa meta, que é a vida eterna. O perdão, meus irmãos, é necessário, e o próprio Padre Jonas diz, neste documento, que quando o outro erra, quando o outro faz algo que não agrada o nosso coração, é porque ele não sabe o que está fazendo. Então, nós precisamos ter compaixão, precisamos ter misericórdia e atitude de ir ao encontro dele e conciliar aquela situação mal-entendida.

Por isso o caminho do perdão é o da reconciliação, enquanto caminhamos para a vida eterna. Padre Jonas teve esse cuidado, porque, dentro da comunidade, somos muitos, e cada um de nós pensa de forma diferente, cada um tem sua cultura, seu modo de falar, modo de agir, modo de se expressar. Ele teve essa sacada do Evangelho de hoje, de vivermos essa dinâmica da reconciliação e do perdão. Dar o perdão e receber o perdão.

Mas isso exige esforço, desprendimento de si mesmo. Tudo que tiver que ser resolvido, em todas as dimensões da nossa existência, nós não podemos deixar para amanhã. O sinal já nos foi dado: Jesus Cristo. Ele é o reconciliador entre Deus e nós. É Ele quem nos perdoa, é Ele quem nos salva e é Ele quem nos redime. Aprendamos com nosso Senhor e também com Monsenhor Jonas Abib, a trilhar o caminho da reconciliação e do perdão.

Que o Senhor nos ajude, que o Senhor nos dê a graça do Espírito Santo, porque é Ele quem nos convence de nossos pecados, e é Ele quem vai nos dar forças para irmos em direção ao nosso irmão.

Que Deus o abençoe em nome do Pai, Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.