Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Onde está o teu coração, aí estará também o seu tesouro.” (Mt 6,19-23)
Amados irmãos e irmãs, hoje comemoramos a memória de São Luiz Gonzaga. E este Evangelho se conecta muito bem com a vida deste santo, um jovem que morreu cedo porque queria sempre fazer a vontade de Deus. Algo importante que ele sempre se questionava era: “Isso pode me levar para a vida eterna?” Se não me leva para a eternidade, preciso tirar da minha vida. É o que o Evangelho nos fala: “Onde está o teu tesouro, aí estará também o seu coração.”
São Luiz Gonzaga, desde cedo, impulsionado pela sua mãe, era chamado para a vida de fé e assim, tudo que envolve uma caminhada pastoral dentro na Igreja. Porém, seu pai era o contrário, porque queria fazê-lo um cavaleiro da nobreza.
Entretanto, o coração de São Luiz Gonzaga estava propenso a fazer a vontade de Deus, e com isso decide ser padre. O pai, sabendo disso, tentou desencaminhá-lo, levando-o em festas mundanas, em lugares que pudessem oferecer prazeres a ele, para ver se o desviava da sua vocação.
São Luiz Gonzaga buscou o Tesouro Eterno
Por que estou trazendo o exemplo dele hoje? Porque o Evangelho fala que devemos juntar tesouros no céu e não aqui nessa terra. Porque muitos vão querer nos desencaminhar da vontade de Deus. Veja, era um pai que estava desencaminhando o filho da vontade de Deus, levando-o a lugares que o tiraria da presença do Senhor.
Contudo, onde está o tesouro, ali está o coração, e São Luiz Gonzaga pôde caminhar firmemente naquilo que era a vontade de Deus. Será que eu e você temos também essa disposição interior de questionar, assim como ele: isso vai me levar para a vida eterna? Se tenho a coragem, renuncio e tiro do meu coração aquilo que não é da vontade de Deus.
Que São Luiz Gonzaga nos ajude a compreender, a juntar tesouros que nos levam para o céu. Como está o seu coração? Onde você tem colocado o seu coração? O que tem juntado? O que tem juntado te leva para o céu ou te distancia de Deus?
Que São Luiz Gonzaga possa interceder por cada um de nós para vivermos a vontade de Deus. E dentro da vontade do Senhor está este enunciado: onde está o teu tesouro, aí também estará o seu coração.
Que este grande santo nos ajude a viver com perseverança, confiança e firmeza a vontade de Deus, porque é para nós a melhor coisa.
Que Deus o abençoe e abençoe também o seu propósito de viver a santidade e a busca pelo Céu. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!