Nossa Senhora de Guadalupe e seu amor materno
“Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo” (Lucas 1,39-47).
Hoje é um dia muito especial, quando celebramos a festa da Virgem Maria de Guadalupe e também os três anos de eternidade do fundador da Comunidade Canção Nova, Padre Jonas Abib, a quem apresentamos a Deus nossas orações também neste dia.
Na aparição de Nossa Senhora de Guadalupe, Deus se revela utilizando símbolos, a língua e os sinais do cotidiano, dos humildes daquela região.
A Virgem se apresenta com traços familiares, aparece revestida da cultura local e se apresenta falando diretamente ao coração.
A linguagem da cultura como caminho de evangelização
Na aparição de Nossa Senhora, aquela cultura se torna impregnada do Evangelho, pois onde Nossa Senhora chega, chega o Cristo inteiro, e o Cristo muda a realidade a partir d’Ele mesmo, muda todas as realidades, inclusive a cultura.
E as palavras dirigidas a Juan Diego – “Não estou aqui e sou sua mãe?” – revelam um amor que sustenta no medo, fortalece na fraqueza.
Quantas vezes também nós temos medo! Quantas vezes também nós nos sentimos enfraquecidos! Mas a Virgem de Guadalupe está ao nosso lado, ela nos conduz, ensina-nos e cuida de nós como Mãe.
Um chamado à disponibilidade e confiança em Deus
Maria confia uma missão a quem não tem prestígio, não tem voz, mostrando que Deus age por caminhos inesperados. Guadalupe permanece como sinal de que os corações disponíveis são escolhidos para levar a verdade onde há desânimo.
Que o nosso coração esteja sempre disponível para Deus, assim como sempre esteve disponível o coração da Virgem Maria.
Guadalupe se aproximou daqueles que mais necessitavam, ou seja, dos humildes. Que o nosso coração esteja aberto para a graça do Senhor neste dia de festa.
Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!



