O Evangelho de hoje fala sobre renúncia. O texto diz o seguinte: “Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim não pode ser meu discípulo”. Qualquer um de vós, diz também o texto, se não renunciar a tudo que tem, não pode ser meu discípulo.
É necessário deixar
Irmãos e irmãs, caminhar atrás de Jesus é a condição da renúncia. Segui-Lo é o que dá sentido ao deixar pessoas, ao deixar coisas, ao deixar projetos. Projetos que eram nossos, mas que talvez não estivessem no coração de Deus. O que dá sentido é caminhar atrás de Jesus, é ter uma vida de seguimento.
Quem caminha atrás segue aquele que é a referência, aquele que é a ponta da seta. Mas não é um simples deixar coisas, pessoas e projetos, não é um simples deixar por deixar, é deixar porque ama. Eu deixo essas coisas porque eu amo a Deus mais que tudo isso, porque eu amo Jesus mais que todas essas realidades. É deixar, irmãos e irmãs, por amor, é deixar para seguir Aquele que amo, Jesus.
Quem está disposto a deixar? Você está disposto? Você está disposto a deixar tudo, deixar todas essas outras realidades para que a luz de Cristo resplandeça e apareça em você? Para que a luz de Jesus apareça em sua vida? Então, é o convite que a liturgia nos faz neste dia: renunciar. A que você precisa renunciar? Talvez a um relacionamento por amor a Jesus.
Você precisa renunciar, talvez, ao seu namoro, porque Jesus o chama para uma nova realidade. Talvez você precise, neste dia, renunciar projetos para lançar-se no projeto de Deus para a sua vida. E qual é o projeto de Deus para a sua vida? Que a luz de Cristo, que a presença do Espírito Santo, iluminem suas escolhas, suas decisões, para que em tudo você faça sempre a vontade de Deus.
Sobre você desça e permaneça para sempre a bênção do Deus Todo-Poderoso, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!