Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?” Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. No entanto, não o conheceis. Eu conheço mas vós não conheceis. (João 8,51-55)”.
Meus irmãos e minhas irmãs, quando a Palavra de Deus morre no coração de um fiel, acabou tudo! Pode ser o profeta mais famoso, o mais ilustre, o mais eloquente, o mais seguido. O Profeta vive da Palavra, e ela é geradora de vida, porque é Cristo. Começa uma outra discussão entre Jesus e os judeus, e a discussão de hoje é tão calorosa, que os judeus enterram, mais uma vez, o seu próprio pai na fé, Abraão, só para dizer a Jesus que Ele não está com a razão.
Como sempre, demonizam Jesus para dar uma força maior no argumento. Nós já falamos aqui sobre isso, essa nossa mania de demonizar quem pensa diferente de nós. Disseram que ele estava com o demônio. Jesus é demonizado, porque afirma que um profeta que guarda a sua palavra não morre, ou seja, quem tem o Cristo tem a vida eterna. E a discussão chega num limite tal, que Jesus põe o dedo na ferida dos judeus dizendo: ‘Vocês não conhecem o Deus que vocês dizem ser o vosso Deus’. Forte! É para fechar a questão aqui, chamando-os de mentirosos.
Como é duro ouvir a verdade, como é cruel não aceitar a verdade sobre Cristo! E, hoje, nós temos muita gente batendo cabeça, apedrejando a Igreja, os cristãos, os valores do Evangelho. Quanta gente por aí rasgando a Bíblia, dizendo, em situações por aí, que Deus não existe, que Cristo é uma invenção da Igreja. Que pena!
O Profeta vive da Palavra, e a Palavra é geradora de vida, porque ela é Cristo
Quanto o filho de Deus ainda é rejeitado! Ele que é portador da Palavra que salva, a Palavra que liberta, que não deixa morrer, mas conduz à vida eterna em muitas situações, é rejeitado. Peçamos ao Senhor, hoje, a graça da docilidade de coração de acolhermos a verdade de Cristo que nos salva, que nos liberta e nos conduz para a vida eterna.
Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!