O caminho do anunciador
Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. (Lucas 9,51-53)
Irmãos e irmãs, que dia significativo! Hoje, celebramos São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. E é muito significativo porque, ao longo deste mês de setembro, celebramos a Palavra de Deus, as Santas Missas, sobretudo nos domingos, viu-se um destaque para a Palavra de Deus. E aqui, nessas homilias, nós nos abrimos constantemente a sermos moldados pela Palavra de Deus. São Jerônimo se empenhou na tradução da Palavra de Deus, do hebraico para o latim, a chamada Vulgata. Ele foi o nosso intercessor por excelência ao longo deste mês.
A perseverança diante dos obstáculos
Nós vimos, no texto do Evangelho de hoje, um destaque para Jerusalém, que Jesus caminhava para lá e não foi muito bem recebido pelos samaritanos. Também nós, no anúncio da Palavra, nem sempre seremos bem recebidos. Muitas pessoas que não quererão acolher, mas devemos continuar anunciando a Palavra.
O tesouro da missão
Alguns trabalham diretamente com a missão do estudo da Palavra, talvez na tradução, como fez São Jerônimo. Sejam todos abençoados e que recebam nossa intercessão neste dia todos aqueles que têm a palavra de Deus como uma seta que aponta o caminho, que aponta a finalidade da existência.
Não é um mero estudo, não é um mero livro que pegamos para ler, mas é uma palavra que molda a nossa vida, que molda a nossa existência. Então, termina o mês da Palavra de Deus, contudo, ela permanece um marco em nossa vida e em nossa existência para sempre.
Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!