15 Dec 2024

João Batista, um convite à radicalidade

Naquele tempo, as multidões perguntavam a João: “Que devemos fazer?” João respondia: “Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!” Foram também para o batismo os cobradores de impostos, e perguntaram a João: “Mestre, que devemos fazer?” João respondeu: Não cobreis mais do que foi estabelecido”. Havia também soldados que perguntavam: “E nós, que devemos fazer?” João respondia: “Não tomeis à força dinheiro de ninguém, nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com o vosso salário!” (Lucas 3,10-18)

João Batista catequiza três categorias de pessoas

Meus irmãos e irmãs, hoje é o terceiro domingo do Advento, e nós nos preparamos, cada vez mais, para a chegada do Senhor que nos visita.

João Batista está no centro do Evangelho deste domingo. Nós temos uma catequese, na verdade, que o Batista dá a três categorias de pessoas. As pessoas iam até ele para saber o que deviam fazer. O interessante é que João Batista não se comporta como um “guru”, mas como um mestre espiritual que, de fato, apontava um caminho difícil.

João Batista nunca deixou de dizer da radicalidade, que era viver um caminho correto. Lucas anotou alguns desses conselhos dados a essas três categorias de pessoas. Para a multidão ele diz: Dê uma das duas túnicas que tiverem, e divida a comida com os outros.

Aos publicanos, ele propõe que se contentem com o próprio salário. Você sabe que os publicanos eram os cobradores de impostos. E diz a eles: Não cobrem além daquilo que é justo, mas se a contentem com o salário de vocês.

Aos soldados, ele diz para não tratarem mal as pessoas, para não tomarem o dinheiro de ninguém nem fazerem acusações falsas.

Em resumo, em qualquer trabalho é possível viver de modo correto e honesto.

Em cada situação da vida é possível agir corretamente, segundo os valores e os princípios que nós acreditamos, nos quais fomos formados.

É inconcebível um cristão que esteja disposto a prejudicar alguém. É inconcebível!

Por que se comportar assim? Por que esse comportamento moral irrepreensível?

O Senhor está no meio de nós!

A primeira leitura de hoje nos aponta isso: Ele está no meio de nós. Deus está no meio de nós. O Senhor está presente. E todos nós devemos nos comportar de um modo justo, de um modo santo. Não é uma imposição moral, não é uma imposição que venha de fora, mas é algo de dentro, é uma consciência da presença constante de Deus que tudo vê, que tudo sabe. E por isso nós vamos nos comportar conforme o Senhor quer.

Peçamos a Ele o Seu auxílio, peçamos que, caminhando para o Seu Natal, nós o acolhamos de coração aberto.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.