08 Mar 2025

Jesus viu, olhou!

“Jesus viu um cobrador de impostos chamado Levi sentado na coletoria. Jesus lhe disse: ‘Segue-me’. Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu” (Lucas 5,27-32).

Olhar e chamado profundo

Irmãos e irmãs, Jesus viu, olhou para Levi, e fez um chamado. A primeira realidade: somos vistos pelo Senhor. Ele também olha para nós, Ele também lança um chamado para nós. E Ele também lançou um chamado sobre a nossa vida. Todos nós temos uma vocação específica, então, que tenhamos a graça de abrir o nosso coração para podermos também seguir Jesus, para podermos também corresponder ao chamado dele com muito amor.

O olhar misericordioso

O chamado de Jesus era profundo, porque tocava na existência desse personagem de hoje, na existência de Levi. Levi se sentiu, talvez pela primeira vez, irmãos e irmãs, verdadeiramente olhado. Jesus viu, viu Levi ali em sua condição. Qual condição? Cobrador de impostos, que era considerado traidor dos irmãos, porque ele cobrava dos próprios irmãos impostos para os romanos. Mas ele se sentiu olhado.

O olhar misericordioso nos encontra em nossa condição. Em que condição você se encontra no dia de hoje, quando este evangelho te alcança, chega aos seus ouvidos, chega, sobretudo, ao seu coração?

A pergunta dos fariseus

O olhar misericordioso de Deus é um olhar, devemos dizer, irresistível. Depois, os fariseus perguntaram, está no texto: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?” Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

Jesus e os pecadores

Diante da pergunta dos fariseus, a resposta de Jesus sobre ser são ou doente fala da vida moral. Levi, irmãos e irmãs, está entre os chamados pecadores públicos, cobradores de impostos. Levi estava entre aqueles considerados pecadores, no olhar daqueles que ali estavam, dos interlocutores, aqueles que com Jesus conversavam, mas também ele, que se encontrava doente, era chamado a uma vida sadia.

O chamado a conversão

É isso que Jesus está dizendo aqui: uma vida de conversão. Ninguém está excluído do chamado a uma vida de comunhão com Deus.

A resposta ao chamado

Essa aproximação e esse chamado de Jesus a Levi não era para que ele continuasse naquela condição. Também o chamado, quando Deus nos olha, quando diz que não somos excluídos, que nenhum de nós está excluído do reino de Deus. Todos são chamados. Então, esse “todos são chamados” é referente à resposta que devemos dar a Ele com a conversão de nossa vida, com a mudança da nossa vida, para uma vida sadia com Ele, porque Ele veio chamar não os sadios, mas os doentes, para que sejam sarados.

Então, sejamos cuidados, curados por nosso Senhor, sarados por Ele no dia de hoje.

Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 


Padre Edison Oliveira

Padre Edison Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.