14 Oct 2024

Jesus, o sinal para essa geração

“Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração.” (Lucas 11,29-30)

Amados irmãos e irmãs, hoje, a liturgia fala de algo que é corriqueiro na nossa vida: pessoas de cabeça dura, ou seja, pessoas que têm dificuldade em acolher a Palavra de Deus.

Jesus veio para pregar o Reino de Deus, e Ele veio para que todos sejam salvos e acolhidos no Reino dos Céus. O Senhor é para nós este sinal, não apenas o sinal de Jonas ou dos profetas, mas é o grande sinal para o qual devemos olhar, devemos permanecer e acolher. Por que, meus irmãos?

O povo, nos tempos de hoje, pede sinais que garantam a autenticidade do poder de Deus. E qual o sinal? Essa multidão é muito semelhante aos ninivitas, que foram incapazes de distinguir aquilo que o profeta Jonas estava proclamando, pregando. E viveram com um coração fechado. Cabeças duras! Jesus, hoje, está nos pedindo que tenhamos um coração aberto para receber d’Ele a salvação. Mas a salvação, meus irmãos, exige uma conversão verdadeira. Jesus nos pede isso de forma exigente. Lucas se dirige a nós semelhante ao profeta Jonas, que pregou aos ninivitas.

Nenhum outro sinal será dado

Por isso eu quero pedir a você, hoje, que o seu coração esteja aberto para o anúncio da Palavra de Deus. Que o seu coração, agora, esteja, realmente, escancarado para a graça de Deus. Porque é isso, meus irmãos, Jesus, respondendo aos discípulos, aos fariseus, aos mestres da lei, aos doutores da lei, naquele momento, para lembrar que a salvação de Jonas é símbolo da morte e ressurreição pela qual Jesus iria passar.

Peçamos ao Senhor que tire do nosso coração todo endurecimento, todo fechamento, todo egoísmo que nos afasta da presença de Deus. A linguagem da cruz não ousa esperar outra coisa que não seja a ressurreição. Quem não estiver com o coração aberto, a pregação da cruz será uma loucura, mas para nós que acreditamos, a salvação. Por isso o Senhor quer, hoje, entrar no seu coração, na sua vida, para tirar tudo aquilo que está empedernido, endurecido, para que a graça de Deus aconteça.

Desça sobre você, sobre o seu coração, a bênção do Deus que é Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.