Olhar para o essencial
Naquele tempo, algumas pessoas comentavam a respeito do templo, que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: “Vós admirais essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra” (Lucas 21,5-11)
Meus irmãos e minhas irmãs, esse texto, que já nos foi apresentado alguns dias atrás, retoma essa meditação porque, enquanto alguns comentavam sobre o templo, seus enfeites, suas belas pedras, Jesus parece que quer tirar a ilusão das pessoas e chamar a atenção delas para aquilo que, de fato, tem importância. Muitas vezes, nós nos perdemos, nos distraímos muito facilmente, fugimos das coisas essenciais com uma facilidade muito grande. Mas Jesus quer que nos fixemos nas coisas essenciais.
Somos omissos em relação a muitas coisas, por isso, temos que deixar Jesus iluminar nosso caminho
Quantas distrações temos na nossa caminhada de fé! Que o Senhor purifique o nosso coração disso! Mais do que purificar, que Ele nos dê o famoso chacoalhão.
Há momentos em que nós precisamos que alguém coloque os nossos pés bem no chão. Estamos tão acostumados com o politicamente correto, que acabamos sendo omissos em relação a muitas coisas.
Uma vez acordados do torpor das ilusões, aquelas pessoas escutam Jesus falar sobre a destruição do tempo como um sinal do fim que se aproxima.
Infelizmente, vem à tona uma curiosidade apocalíptica, que coloca a ênfase em quando acontecerá tal coisa e qual vai ser o sinal para que isso aconteça. Jesus, imediatamente, faz uma alerta quanto ao engano que muitos serão conduzidos a acolher os falsos messias que irão surgir.
Sensatez ao analisar nossa história e os acontecimentos da atualidade
Peçamos ao Espírito Santo a capacidade de enxergar além das aparências, e que façamos uma leitura, em primeiro lugar, da nossa história, de como estamos vivendo, para depois ler os fatos de hoje com uma visão espiritual e mais sensata.
Por isso, Senhor, dá-nos o Teu Espírito Santo, para que nós não andemos por aí distraídos daquilo que se passa à nossa volta, mas tenhamos um olhar atento às coisas mais importantes, sobretudo aquelas que dizem respeito a nós mesmos.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!



