“Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a conversar com eles. Então Jesus perguntou: ‘O que ides conversando pelo caminho?’ Eles pararam, com o rosto triste, e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: ‘Tu és o único peregrino em Jerusalém? Que não sabe o que lá aconteceu nesses dias? Tu és o único peregrino em Jerusalém, que não sabe o que lá aconteceu nesses últimos dias? Ele perguntou: ‘O que foi?’ Os discípulos responderam: ‘O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo'” (Lucas 24,13-35)
A dúvida e o discipulado
Queridos irmãos e irmãs, nesse quarto dia da Páscoa, o Evangelho de São Lucas nos apresenta uma das mais tocantes revelações e aparições de Jesus após a Sua ressurreição. O encontro de Jesus com os discípulos de Emaús.
Neste caminho, Jesus revela o poder da ressurreição, mas também nos oferece uma profunda lição sobre como Jesus caminha conosco em nossas dúvidas.
Eu queria que você pudesse refletir justamente nessa condição: os discípulos estavam com dúvidas. Os discípulos estavam num grande questionamento.
Como é que esse profeta, que fez milagres, prodígios, que nos ensinou, foi capaz de morrer, foi capaz de se entregar por nós, mas não ressuscitou? Essa era a dúvida que eles estavam tendo no coração. Por isso estavam tristes, porque ainda não haviam experimentado a ressurreição.
E a tristeza e a dúvida dos discípulos, a caminho de Emaús, também pode ser a nossa dúvida e tristeza. Mas, ao ter o contato com aquele que ressuscitou, o coração que estava frio se aquece. O coração que estava endurecido se amolece. E o coração começa a esquentar e sentir novamente o que eles sentiam, quando andavam com Jesus.
Por isso reconheceram Jesus e, de novo, a alegria voltou aos corações deles. Na dúvida, na tristeza e no questionamento, nós precisamos reconhecer: Jesus caminha conosco, e porque Ele caminha conosco, tudo aquilo que nós vivemos e sentimos será revelado pela ressurreição de nosso Senhor, e vai nos dar a graça de não desanimarmos, mas de ter o nosso coração novamente aquecido pela graça do Espírito Santo de Deus.
Jesus quer também caminhar em meio às nossas dúvidas, para nos levar ao caminho da ressurreição e da verdade.
Que Deus nos ajude em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!