28 Nov 2024

Jerusalém do alto

Olá, irmãos e irmãs! O texto que vamos ler está em Lucas, capítulo 21, versículos 20 a 28.

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima'” (Lucas 21,20)

Vimos, então, que o Evangelho de hoje nos fala de Jerusalém, a cidade sagrada, como referência para os acontecimentos do mundo.

A cidade de Jerusalém, já no tempo de Jesus, ocupava um lugar central. Mas, quando nós cristãos falamos da cidade de Jerusalém, a Jerusalém terrena, o que nos vem à mente, por analogia, é a Jerusalém do alto, a Jerusalém celestial.

A Jerusalém deste mundo serve como referência para as realidades eternas, para as realidades do céu também.

Se olharmos para os acontecimentos do mundo e virmos guerra, virmos divisão, na verdade o que devemos ter em mente é a referência da Jerusalém do Alto, que é outra.

A Jerusalém do Alto, a referência que devemos ter, é a referência de comunhão. Essa é a verdadeira referência para nós, não a divisão, a guerra, como vemos ainda hoje neste mundo.

Se, no mundo, nos digladiamos, se geramos divisão, se, neste mundo, brigamos, o grande chamado é que sejamos motivados pela comunhão, que é fruto do amor de Deus por nós e do amor que devemos ter a Ele, a Deus, em primeiro lugar, e todos os dias de nossa vida, mas também aos nossos irmãos.

Que Ele nos faça, irmãos e irmãs, dignos disso, apesar de nossas limitações, apesar de todas as nossas limitações, que o Senhor nos faça dignos de, um dia, alcançarmos a Jerusalém do Alto, que tem como referência uma vida de comunhão.

Essa vida de comunhão com Deus nós devemos alimentar já neste mundo, que é marcado por guerras, neste mundo que é marcado por divisões. Que a comunhão cresça em nossos corações, a comunhão com Deus que gera também a comunhão com os irmãos.

Sobre vocês, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 


Padre Edison Oliveira

Padre Edison Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.