“Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. Mas se eu as faço, mesmo que não queiras acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai” (João 10,31-42).
Caminhos de Deus
No Evangelho de hoje, amados irmãos e irmãs, Jesus revela a sua identidade de Filho de Deus; e Jesus não revela a Sua identidade somente por meio das palavras, mas também por meio das obras que Jesus realiza. Ou seja, Jesus diz: “Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim, mas se as faço, embora não quereis acreditar em mim, acreditai nas obras daquele que me enviou”. Assim, nós compreenderemos que Jesus veio do Pai. Ou seja, diante desta afirmação, mais uma vez, os ânimos se dividem. Ou seja, os fariseus ficaram, não é? Furiosos com Jesus, porque Ele está dizendo que Ele é Deus.
Ele está dizendo que Ele é o Filho de Deus, o enviado do Messias, ou seja, para eles uma blasfêmia.
Enquanto muitos acreditavam, outros não acreditavam.
Amados irmãos, quero dizer algo que você precisa tomar cuidado, e eu, Padre Ricardo, também preciso: O Senhor está nos direcionando a Sua Palavra, o Senhor está direcionando a nós um itinerário para colocarmos no caminho do Senhor e vivermos com Ele.
E Jesus se manifestou por meio da Sua Palavra, por meio das curas e de tantas outras realidades; e as pessoas viram aquilo que Jesus estava fazendo, mas não estavam acreditando. Essa falta de fé, meus irmãos, pode nos levar a viver uma vida de mornidão, de esfriamento espiritual e uma cegueira espiritual. Por isso a nossa caminhada de fé terá momentos altos e baixos, ou seja, a sensação é de que, quando Jesus fala à multidão, alguns aderem, outros não.
Isso é normal por causa da iniquidade, do mistério da iniquidade, o mistério do pecado que fecha o nosso coração, que o endurece para não acreditarmos que Jesus veio para nos salvar.
Amados irmãos e minhas irmãs, eu quero dizer para você: abra os olhos, os ouvidos, a boca e o coração para acolher a salvação de Deus. Não deixe que o pecado endureça o seu coração.
Nós estamos neste itinerário, chegando já na Semana Santa, na Semana Maior, onde precisamos chegar, realmente, com o coração livre para acreditar que Jesus irá ressuscitar.
Muitos cristãos já não estão mais vivendo essa realidade, estão endurecendo o coração.
Peçamos ao Senhor a graça de nosso coração estar aberto para a Sua vontade e para que nós nela permaneçamos.
Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!