18 Feb 2025

Inflar com coisas superficiais 

“Naquele tempo, os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. Então, Jesus os advertiu: ‘Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes’.  Os discípulos diziam entre si, é porque não temos pão. Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: ‘Por que discutir sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e não compreendeis?'” (Marcos8,14-21)

Esvaziar do essencial

Meus irmãos e minhas irmãs, um coração endurecido. O texto continua e Jesus vai fazer essa afirmação: “Vós tendes o coração endurecido”, ou seja, um coração poroso é a tradução da pergunta que Jesus faz aos Seus discípulos. Isso é devido ao fato da exagerada preocupação dos discípulos em relação ao pão a ser levado com eles.
Os discípulos, assim como todos nós, são aqueles teimosos em relação às vãs preocupações da vida, aquela velha mania de nos inflarmos com coisas superficiais e nos esvaziar daquelas coisas que são essenciais. Jesus chama a atenção ao cuidado com dois tipos de fermento.
O fermento dos fariseus e o fermento de Herodes. Vocês já conhecem muito bem ambos os personagens que Jesus cita aqui. Um grupo religioso que fala, mas não pratica. E uma autoridade que pensa exclusivamente em si mesma, no seu próprio interesse. Sabemos bem o que faz o fermento numa quantidade de massa. O fermento, no texto de hoje, é aplicado àquilo que, mesmo em pequena quantidade, pela sua influência, acaba impregnando totalmente alguma coisa.
Jesus viu o perigo que rondava o coração dos discípulos, o meu e o seu coração também, porque nós não podemos nos deixar influenciar pela mentalidade egoísta, imediatista, apegada, que faz de tudo para satisfazer os seus próprios interesses. Não podemos nos inchar desse tipo de coisa. Pior ainda, quando, uma vez que nós estamos infectados com esse vírus, nós também contaminamos aqueles que estão a nossa volta, os filhos, a esposa, os amigos.
Praticamos um estilo materialista de vida e ensinamos às outras gerações que o que conta é aquilo que dá prazer momentâneo, e não as coisas essenciais. Então, hoje, Jesus nos adverte do perigo desses dois fermentos.
Peçamos ao Senhor a graça de podermos nos encher do verdadeiro fermento que nos faz cada vez mais sermos de Deus e apenas de Deus.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.