20 Jul 2024

A importância do tempo e do descanso na vida cristã

“Naquele tempo, os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. Ao saber disso, Jesus retirou-se dali” (Mt 12,14-21)

Meus irmãos e minhas irmãs, Jesus nunca se comportou como herói nem como kamikaze. Para Ele, a vida é um dom precioso. E houve episódios, como o que vimos hoje no Evangelho, nos quais Jesus escapou da mão dos fariseus para entregar sua vida no momento certo. Por isso Jesus nunca bancou o herói nem o camicase. Os kamikazes eram aqueles suicidas que pilotavam os aviões que transportavam bombas. Jesus nunca foi isso. É preciso retirar-se em certas ocasiões, saber dosar até mesmo a nossa doação em prol das pessoas.

É preciso aprender a dar tempo para si mesmo. Jesus valorizava muito a vida e as suas ocasiões. Uma grande síndrome dos tempos atuais, a chamada síndrome de burnout, ou seja, o cansaço ou o esgotamento. Isso se deve, muitas vezes, ao intenso ativismo no qual nós nos perdemos e descuidamos de outras coisas que são essenciais para nossa vida, como o repouso, o sono, uma boa alimentação, o lazer, são situações que fazem parte da nossa vida e nós precisamos valorizar.

É necessário cuidar de si para doar-se ao próximo

Jesus está nos ensinando que a doação de vida precisa ser feita de uma forma gradativa e não suicida. Para que Ele chegasse até o ápice da cruz, ele foi vivendo experiências de entrega, mas sempre com muita prudência, porque sabia qual era a sua hora.

Você não é o salvador da sua família, do seu casamento nem é da humanidade. Por isso, não ponha esse peso sobre você. Faça o bem enquanto isso seja possível a você, a quantos for possível, mas não se anule, não deixe de cuidar de você, de ter tempo para as coisas que lhe façam bem. Retire-se de certas situações que o fazem mal e busque na oração, no silêncio, como fez Jesus, busque a sabedoria para lidar com os seus problemas e também os dos outros que estão perto de você.

Cuidado com o suicídio à prestação. Jesus não viveu isso, porque a última parcela pode ser paga antes da hora. Mas vamos aprender a viver a entrega de vida pouco a pouco, a cada dia. Vamos nos doar, mas sem nos anular, porque Jesus amava a vida e Jesus é o Senhor da vida.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.