“Respondeu ela: ‘Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo’” (João 11,27).
Meus irmãos, hoje, comemoramos os santos irmãos: Marta, Maria e Lázaro, que foram amigos do Senhor. Aqui, nós temos a profissão de fé de Marta diante da morte do seu irmão Lázaro.
É interessante esse episódio de João, no capítulo 11, em que se relata a morte de Lázaro. A princípio, Jesus não está ali. Ele foi comunicado, mas Jesus não veio logo, não foi logo até Betânia, ainda demorou. E, no quarto dia, Ele chegou lá em Betânia e emocionou-Se porque ouviu que Lázaro havia morrido. Diante daquela notícia, Jesus dialogou com Marta e ela professou a fé na ressurreição.
Meus irmãos, somos chamados a viver a santidade como Marta, como Lázaro e como Maria, que foram amigos de Jesus. O que esses santos nos ensinam? Foram amigos de Jesus. Precisamos ser amigos de Jesus!
O que é importante também haver na nossa amizade com Jesus é a nossa fé
A nossa amizade com Jesus nos privará de tristezas? Não! Os amigos, aqui, estavam tristes. Por quê? Porque Lázaro havia morrido, mas a amizade verdadeira levanta um ao outro, a amizade verdadeira é capaz de ressuscitar, dar vida, dar esperança.
Naquele encontro, Marta dialogou com Jesus, ela professou a fé na ressurreição, depois, Jesus ressuscitou Lázaro. O que é importante também haver na nossa amizade com Jesus é a nossa fé, e a nossa fé na ressurreição. É claro que Lázaro depois morreu, Marta e Maria também morreram, mas a fé na ressurreição permaneceu. Eles morreram para este mundo, mas ressuscitaram na glória. É esta a nossa fé!
Aqueles que morrem em Cristo, aqueles que acreditam na ressurreição, aqueles que vivem uma amizade com Deus, ressuscitam. É esta a nossa fé!
Que a exemplo desses santos irmãos, alimentemos a amizade com Jesus, alimentemos a nossa fé na ressurreição. Que a amizade com Deus possa, cada vez mais, nos ressuscitar e possa também ressuscitar os nossos amigos.
Abençoe-vos, o Deus, Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!