Naquele tempo, Jesus contou-lhes outra parábola: “O reino dos céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo, embora ela seja menor de todas as sementes, quando cresce e fica maior do que as outras plantas” (Mateus 13,31-35).
A Grandeza que nasce do que é pequeno
No Evangelho de hoje, Jesus nos apresenta duas pequenas parábolas: a semente de mostarda e o fermento. Ambas falam do Reino dos Céus. Por isso Jesus quer ensinar a nós de maneira simples e pedagógica, para que não percamos o foco, mas possamos fazer a vontade de Deus.
E qual é a vontade de Deus? Que nos santifiquemos. E as parábolas nos ajudam a entender como Deus age no meio de nós. É ou não é verdade que é uma simplicidade a forma de Jesus nos dirigir? Fala de semente, fala de fermento!
O crescimento que começa imperceptível
A semente de mostarda é a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, torna-se uma árvore frondosa, onde os pássaros fazem seus ninhos. Assim é o Reino de Deus, começa pequeno, quase imperceptível. Guarde isso! Muitas vezes, escondido no nosso cotidiano, mas cresce e se espalha, acolhendo e trazendo muitos à conversão.
Essas imagens, tanto do fermento quanto da mostarda, nos convidam a confiar na ação silenciosa e poderosa de Deus.
A ação invisível que tudo transforma
Preste atenção: quando você coloca a semente lá na terra, quando prepara a terra, depois molha, cultiva, você vê a semente crescer? Não vê. O fermento é a mesma coisa! Quando estamos fazendo o bolo, para que ele cresça, precisamos do fermento. Você coloca lá, mistura na massa, mas você vê o fermento agindo, fazendo a massa crescer? Você não vê.
É assim que a graça de Deus e o Seu reino acontecem nós, de forma que nós não conseguimos perceber. Mas Ele está agindo! Você não vê a semente plantada na terra crescer, mas está agindo, como no fermento. É a mesma coisa.
Deus quer agir na sua vida de maneira simples e silenciosa, para mostrar que Ele cuida de nós no silêncio, para manifestar o Seu poder e a Sua glória.
Abramos o coração para o Reino de Deus e busquemos uma conversão muito sincera. A nossa vida, de forma silenciosa, vai sendo mudada pela graça de Deus.
Que Ele nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!