07 Aug 2024

A fé da mulher cananéia é um exemplo para todos

“Naquele tempo, Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: ‘Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim’. Os discípulos diziam: ‘Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós’. Mas a mulher aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus e começou a implorar: ‘Senhor, socorre-me’. Jesus lhe disse: ‘Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos’. A mulher insistiu. Diante disso, Jesus lhe disse: ‘Mulher, grande é a tua fé. Seja feito como tu queres’. E desde aquele momento, sua filha ficou curada” (Mt 15,21-28).

Irmãos e irmãs, no dia de hoje, vemos o mistério da expansão da palavra e da salvação para além do povo judeu, que eram da mesma origem de Jesus. E aqui chega uma mulher cananeia e somos representados nela, porque não temos uma origem judaica, somos de origem dos povos gentios, que é mais atingido pela da evangelização de São Paulo, mas que já estava presente nesta atitude de Jesus, quando vemos essa mulher estrangeira se aproximar.

A lição da mulher cananéia

A partir daquele diálogo, Jesus dá sinais de que a salvação não é apenas para os judeus, mas para todos nós, e tocamos nesta graça no nosso dia a dia. Fomos e somos alcançados constantemente pela palavra de Jesus, como esta mulher cananeia. Grande é a tua fé, diz Jesus para você também. Seja feito como tu queres.

Vamos pedir a Deus, nesta homilia, a graça de termos constantemente a atitude dessa mulher que se aproximou de Jesus. Devemos constantemente buscar essa aproximação através da oração e de uma vida de intimidade. Ela se prostrou diante de Jesus, e nós também devemos nos colocar em atitude de oração e adoração, porque sabemos que Ele é Deus. Reconhecemos a presença d’Ele no meio de nós e que Ele nos oferece a salvação.

Somos alcançados pela salvação de Jesus. Então, que o nosso coração se aproxime d’Ele, que o nosso ser inteiro se prostre diante da divindade de Jesus. E assim sejamos conduzidos em nossa vida, e em tudo aquilo que faremos no dia de hoje. Muitos estão acompanhando essa homilia já no trabalho ou projetando como será o seu dia, mas que seja um projeto diante do Senhor, que seja na presença de Deus constantemente. Aproxime-se de Deus e coloque-se na presença d’Ele, e que assim seja a sua existência.

Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Edison Oliveira

Padre Edison Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.