“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam.” (Mateus 11,12)
A Liturgia da Palavra, nestes dias, tem sido um verdadeiro conforto e encorajamento para não desistirmos dessa luta constante, da qual todos nós vivemos para alcançar os Céus.
Nesse empenho que devemos ter, podemos ter essa certeza — como a Liturgia de ontem nos lembrou —, que não estamos sozinhos. É o próprio Deus quem nos toma pela mão e nos diz para não termos medo, pois é Ele quem nos sustenta pela mão, Ele quem nos ajuda.
Precisamos ter essa confiança, a confiança desse braço forte que nos sustenta em nossa luta, mas também precisamos estar decididos a investirmos tudo para alcançarmos o Céu, em sermos, de fato, violentos na busca pela santidade.
Neste encorajamento que Jesus nos faz, Ele nos apresenta o exemplo de João Batista. Através da pessoa de João Batista, podemos compreender o significado profundo desse convite do Senhor.
O Céu é daqueles que vivem uma vida íntegra, coesa e de verdadeiro testemunho
Jesus, hoje, convida-nos a vivermos diariamente o dom profético que recebemos no batismo, a sermos verdadeiramente cristãos, a honrarmos a graça do batismo que recebemos. Porque é pela graça do batismo que podemos tomar decisões por aquilo que é certo e correto.
É pela graça do batismo que nos tornamos pessoas decididas e não abrimos mais espaço para ambiguidades porque o Reino dos Céus, o Céu, pertence àqueles que são decididos. O Céu não é daqueles que têm palavras dúbias, o Céu é daqueles que vivem uma vida íntegra, coesa e de verdadeiro testemunho, por isso, Jesus nos apresenta o testemunho de João Batista.
Neste tempo do Advento, tempo onde somos novamente motivados a viver essa vigilância, também precisamos ser essa voz que clama no deserto, essa voz que se empenha em preparar os caminhos do Senhor, em preparar a Sua Segunda Vinda.
Por isso, meus irmãos, sejamos corajosos, não desanimemos, sejamos violentos nesta busca pela santidade, porque o Céu é daqueles que são violentos e decididos. Deus está conosco, mas nós também precisamos ser decididos nesta busca!
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!