26 Aug 2025

A escravidão da aparência

O risco de trocar o essencial pelo banal

Naquele tempo, disse Jesus: “Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo. Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo” (Mt 23,23-26).

O desafio da verdade

Durante esta semana, estamos ouvindo fortes afirmações de Jesus, mas nem sempre é agradável ouvir a verdade e desmascarar aquilo que em nós está contrário ao Evangelho, contudo, é uma atitude necessária. Nós precisamos viver a conversão. O Evangelho de hoje aponta um comportamento de se prender a detalhes e deixar passar as coisas mais importantes, trocando o grande pelo pequeno e o essencial pelo banal.

O cuidado exterior e o descuido interior

No mundo de hoje, só se valoriza a aparência, não se dá importância ao que, de fato, a pessoa é no seu interior. Quanto cuidado se tem com o exterior e quanto descuido e relaxamento com a realidade do coração, na interioridade! Quanta dificuldade em se trabalhar o interior, retirando aquilo que impede de sermos melhores, mais caridosos, puros de coração e mais santos. Os retoques constantes na beleza exterior, muitas vezes, escondem o medo de se ajustar aquilo que está desordenado dentro, toando as feridas mais profundas do coração.

A ilusão das redes sociais

Quantas pessoas estavam escravas da exterioridade no tempo de Jesus! E não é diferente nos tempos de hoje. Quantos são escravizados pela ditadura do aparente! Nas redes sociais, as fotos sorridentes, cheia de filtros, mas, na vida real, escondido, um coração triste, muitas vezes dependente da aprovação dos outros.

A cura começa por dentro

A palavra de ordem de Jesus é esta: “Limpa primeiro por dentro para depois o externo aparecer cheio de luz”. É preciso um trabalho sincero de ajustar as coisas no interior para que, depois disso, as pessoas vejam quem você é de verdade. Dá trabalho? Sim, é difícil trabalhar a interioridade, trabalhar as coisas do nosso coração. Nesse processo, muitas vezes, vai jogar por terra o orgulho, a arrogância e vai convidar a uma humildade, ao reconhecimento dos limites que existem dentro do coração. Contudo, Jesus está interessado em nossa salvação, e nós precisamos corresponder a isso.

Então, vamos limpar, primeiro, o nosso interior, para que o nosso exterior resplandeça a luz de Cristo.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.