07 Dec 2022

Em sua vida, tome o fardo leve de Jesus

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” (Mateus 11,28).

Meus irmãos, Nosso Senhor nos fala neste Evangelho, fala à multidão que estava ali pesarosa — sendo oprimida pelos fariseus e pelos mestres da Lei por conta da quantidade de leis que pesavam sobre eles. E Jesus já havia denunciado isto: eles amarram pesados fardos para que os outros levem, mas eles mesmos não levam nada.

Eles ensinam, mas não vivem; eles ficam na letra pela letra sem misericórdia e sem compaixão com o próximo, com o irmão. Na parábola do bom samaritano se mostra isso também: o sacerdote, o religioso não parou para estar com o próximo que estava ali, à beira do caminho, achou mais importante um outro compromisso seu quando, na verdade, deveria ter parado para olhar o irmão, o próximo.

Eles valorizavam muito mais a letra do que a pessoa, muito mais a Lei do que o ser humano, e Jesus denuncia a respeito disso. E Jesus, ao mesmo tempo, então, indica às multidões: “Olha, não siga esse caminho, mas vinde a mim. Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados porque o meu jugo é suave, o meu fardo, o meu peso é leve”.

Qual é o fardo de Nosso Senhor? Qual é a Lei de Nosso Senhor? O amor a Deus e ao próximo, não mais aquelas seiscentas e treze leis, mas apenas duas leis: o amor a Deus e o amor ao próximo.

Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados porque o meu jugo é suave, o meu fardo é leve

Jesus tirou todo o peso sobre aquela multidão. Agora sim era possível viver a Lei, pois, mais de seiscentas leis, quem daria conta? Era um peso! Fora ainda que não se valorizava — como já disse —  a pessoa. Jesus resume a Lei no amor a Deus e no amor ao próximo. Se ama Deus, mas também ama o irmão.

Hoje nós comemoramos Santo Ambrósio, nasceu ali pelo ano 339. Um grande evangelizador que se preocupou com as almas, foi ele quem evangelizou Santo Agostinho, e ele se sentiu tocado pelas pregações de Santo Ambrósio.

Santo Ambrósio não amarrava pesados fardos sobre o seu povo, mas apresentou a leveza do Evangelho e, ao mesmo tempo, é claro, a responsabilidade de se viver o Evangelho.

Meus irmãos, que nós tomemos o fardo do Senhor, que nós tomemos o peso do Senhor sobre nós. Amemos a Deus, amemos o nosso próximo, olhemos para o alto, mas olhemos também para as pessoas que estão ao nosso lado. Essa é a Lei de Cristo!

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.