17 Jul 2024

Deus se escondeu? A revelação divina para os humildes

“Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelastes aos pequeninos! Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.” (Mt 11,25-27)

Meus irmãos e minhas irmãs, esconder e revelar, eclipse e apocalipse, são os dois termos que aparecem aqui na tradução original desse texto do Evangelho. Na verdade, são dois estágios da vida espiritual: quando parece que Deus se esconde e quando parece que Deus se revela a nós.

Certamente, todos nós vivemos isso na nossa caminhada, você já viveu isso na sua caminhada. O interessante é o que completa esses dois termos, esconde aos entendidos e revela aos pequeninos, ou seja, nos corações cheios de si não há lugar para as revelações de Deus. Aos corações humildes, do contrário, Deus pode revelar os seus planos.

Então, quando misteriosamente parecer que Deus se escondeu de nós, é importante perceber se não fomos nós que O tiramos de cena, se não fomos nós que descartamos a participação d’Ele na nossa vida com a nossa soberba e autossuficiência.

Os sinais de Deus e a importância da humildade

Recentemente, vimos muitos eventos de eclipse, as notícias nos ajudam a ter conhecimento disso. Será que nós não deveríamos tomar desses fenômenos naturais que acontecem como uma lição para as nossa vida? Perceber que em muitas ocasiões nós estamos perdendo o brilho de Cristo, estamos eclipsando a presença d’Ele em nós. Há uma canção antiga que eu me recordava quando preparava essa homilia, e ela dizia assim: Sim, eu quero que a luz de Deus, que um dia em mim brilhou, jamais se esconda e não se apague em mim o seu fulgor.

O jeito de mantermos essa luz acesa é nos libertarmos dessa pretensão de autossuficiência, do orgulho, da arrogância. E conservar em nós a humildade e a abertura de coração, porque é a esses que Deus revela os Seus planos e os Seus projetos. Então, se você sente que Deus se escondeu de você, que não consegue ver a vontade d’Ele, faça um exame de consciência bem apurado.

Visite o seu coração para saber se, na verdade, não foi você quem se escondeu de Deus a partir dos seus pecados e das suas limitações. Deus nos chama, Deus quer fazer brilhar em nós a sua luz.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.