“Jesus perguntou: ‘A que é semelhante ao Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos.’” (Lucas 13,18-19)
No Evangelho de hoje, Jesus, ao falar da ação do Reino de Deus, o compare a uma semente de mostarda; o compare também a uma pequena porção de fermento colocada no meio da massa. Com isso, o Senhor nos faz compreender que a ação do Seu Reino acontece de maneira discreta, é pequena; é quase imperceptível no seu início, mas, com o tempo, ela é capaz de se desenvolver e gerar grandes transformações.
Assim é a ação do Reino de Deus: pequena, discreta, imperceptível, mas, com o tempo, gera muitas mudanças e transformações. Essa é a ação santificadora do Espírito Santo em nós.
O Espírito Santo age desta maneira em nós: de maneira discreta, sem grandes alardes — acontece sim aquelas mudanças radicais, aquelas mudanças radicais —, mas, na maioria das vezes, o Espírito Santo age em nós de uma maneira gradual. São os pequenos movimentos do Espírito, às vezes, imperceptíveis por nós, mas que são responsáveis por nos mudar por completo.
Por isso, jamais podemos esquecer que o crescimento na vida interior é esse processo gradual, vamos crescendo aos poucos. A vida interior vai acontecer na nossa vida de maneira gradual. Salvo, como disse, alguns processos de santificação que acontecem de maneira radical, grandiosa, porém, na maioria das vezes, é no pouco, é no dia a dia, é por etapas.
A ação do amor de Deus é constante naquele que se deixa, naquele que se abre
O bem cresce em nós aos poucos e, quando vamos perceber, já gerou uma grande mudança, uma grande mudança em nossa vida; basta você observar a natureza, como Jesus disse aqui. Não consegue ver uma árvore crescer do dia para a noite, não acontece assim; é gradual, ela vai crescendo, mas, quando você menos percebe, ela já é enorme, já é grande. É assim também a ação do Espírito Santo em nós!
Deus conta com o tempo, Ele conhece a nossa fragilidade, conhece as nossas dificuldades, as nossas lutas, conhece a nossa vida, mas a ação da graça, a ação do amor de Deus é constante naquela que se deixa, naquela que se abre. E o Senhor vai modificando a nossa vida aos poucos quando abrimos a Ele.
O Senhor nos fala aqui também, nesse Evangelho de hoje, que as aves do céu pousam nos ramos da semente de mostarda que se tornou uma árvore. A mesma coisa acontece com os filhos de Deus quando procuram ser fiéis; Muitos vão se refugiar também no amor de Deus que se manifesta em nossa vida.
Seremos também lugar de encontro com Deus, lugar onde as pessoas também podem buscar essa presença de Deus. Da nossa parte, meus irmãos, cabe apenas perseverar, lutar diariamente, mesmo que seja em coisas pequenas, mas serão nos pequenos crescimentos, nos pequenos passos que damos diariamente, nas pequenas mudanças e correções que fazemos, que chegaremos à santidade. É assim que o Reino de Deus envelhece em nós.
Deus sabe trabalhar com a nossa pequenez e, de minúscula em minúscula, de passo em passo, Deus forma grandes santos!
Desça sobre vós a vitória do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!