“Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: ‘Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos!’” (Lucas 19,41-42).
Meus irmãos, Nosso Senhor Jesus Cristo encaminha-se para Jerusalém, para viver e para sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição, a Sua Páscoa. E, quando Ele se depara com a cidade santa, com Jerusalém, começa a chorar. Mas por que Ele começa a chorar? Por causa da Sua Paixão? Por causa da Sua Morte e Ressurreição? Não! Ele começa a chorar porque, infelizmente, Jerusalém e muitos dos seus moradores não O reconhecerão como o Senhor.
Infelizmente, ali, o Senhor sofrerá o desprezo, vai ser rejeitado, chicoteado, receberá os castigos, as cusparadas. O nosso Deus foi blasfemado ali, então, o Senhor sente essa dor interior e começa a chorar diante de Jerusalém, por causa da rejeição, porque Ele veio para os Seus, mas eles O rejeitaram.
Deixemos que as lágrimas do Senhor possam nos lavar e nos purificar
Meus irmãos, a dor física dói, mas a dor da traição e a dor da rejeição, muitas vezes, doem mais do que um acidente, uma pancada, do que uma dor física. E Jesus sentiu essa dor interior, por isso, chorou.
As lágrimas do Senhor desejavam comover os moradores de Jerusalém; as lágrimas do Senhor desejam também nos comover. Meus irmãos, deixemo-nos tocar pelas lágrimas do Senhor, deixemos que as lágrimas do Senhor possam nos lavar e nos purificar. E, ao escutarmos o relato a respeito do choro de Nosso Senhor, também choremos por nossos pecados e por nossas infidelidades. Choremos e nos convertamos. Vamos mudar de vida, e vamos acolher o Senhor e Salvador Jesus Cristo.
No choro do Senhor também está o nosso choro, também estão as nossas lágrimas, mas de arrependimento e de retorno ao Seu amor e à Sua misericórdia. Choremos os nossos pecados, convertamo-nos e busquemos o Seu Reino em primeiro lugar.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!