“Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: ‘A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos’. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.” (Lucas 10,1-2)
Naquele tempo, e ainda hoje, o Senhor continua contando com os seus escolhidos para dar prosseguimento a Sua missão. Missão cheia de responsabilidades, árdua, cansativa, mas uma missão belíssima: a missão de levar o Reino de Deus a tantas pessoas e tantos lugares. Por isso, não podemos nos esquecer das recomendações do Senhor para realizar o apostolado do Senhor. É justo que nos alegremos pelo fato de poder realizar tão nobre missão: anunciar o Reino de Deus, que o Reino está próximo.
E para isso o Senhor conta com todos, sem exceção. Isso porque existe muito a ser feito nesta missão de evangelizar e de levar a boa-nova, fazer com que a boa-nova chegue a todos os povos.
Por isso, ninguém pode ficar de fora desse anúncio, dessa mensagem transformadora. Jesus conta com todos! Este número “setenta e dois” vai justamente significar que o Senhor chama a todos para a Sua missão, para levar a Sua mensagem — que é capaz de transformar um povo bem disposto, de preparar um povo maduro para ser recolhido nos celeiros dos céus.
Ao realizarmos a missão do Senhor, estejamos em íntima união com Ele
E o desejo de Deus é ver esse celeiro completamente cheio, então, Ele envia o máximo possível de operários para que nenhuma alma se perca, para que ninguém fique para trás, pois o Senhor não quer que ninguém fique para trás, que ninguém fique sem ser recolhido.
Meus irmãos, e algo que nós devemos ter bem claro no cumprimento deste apostolado é a certeza de que quem realiza a obra é o próprio Senhor. A obra é d’Ele; e nós somos os operários, Ele é o protagonista da salvação, não somos nós. Cabe-nos apenas anunciar com fidelidade que o Seu Reino está próximo.
A obra de abertura dos corações à fé e à conversão quem realiza é o Senhor, porém, para que isso aconteça, é necessário que nós — que somos operários desse Reino —, estejamos em completa união com o dono da messe. É importante estarmos em união com o Senhor, saber da Sua Palavra, colher da Sua Palavra.
O apóstolo só será eficaz se o fundamento dessa missão estiver na oração e na íntima união com o Senhor. Por isso, ao realizarmos a missão do Senhor, estejamos em íntima união com Ele, pois quem realiza a obra é Ele, e nós somos os operários.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!