“Então, Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: ‘Estende a tua mão.’ O homem assim o fez e sua mão ficou curada” (Lucas 6,10).
Meus irmãos, o episódio do Evangelho de hoje mostra, mais uma vez, o Senhor, num dia de sábado, realizando uma cura; e é claro que Seus adversários, Seus opositores, os mestres da Lei e os fariseus não gostavam dessas atitudes do Senhor, porque era dia de sábado. Porém, Jesus ensina, mais uma vez, que a lei da caridade está acima da lei pela lei, e era justo que aquele homem fosse curado.
Imaginemos: nós que temos as nossas mãos, se acontecesse alguma coisa com uma delas, nós sentimos, não é? Com ela nós dirigimos, cozinhamos, ajudamos alguém; com ela nós realizamos trabalhos. Aquele homem estava com a mão seca. Aquele homem estava impossibilitado de um trabalho, aquele homem era visto como amaldiçoado por conta da mão seca.
Que o Senhor toque o nosso coração, que deixe de ser um coração seco
Mas, meus irmãos, o pior não era a mão seca daquele homem, e sim o coração seco daquele mestre da Lei, daquele fariseu, porque o coração seco não acolhia Jesus, o coração seco não conseguia enxergar a caridade que deveria ser feita aquele homem. Jesus, ao curar a mão seca daquele homem, queria também curar o coração seco do fariseu, o coração seco daquele mestre da Lei.
Meus irmãos, permitamos que o Senhor também cure o nosso coração para que enxerguemos que o outro necessita de misericórdia, que o outro necessita do nosso amor, que o outro necessita da nossa partilha. Que, com o coração curado, também estendamos as nossas mãos àqueles que mais necessitam.
Jesus curou a mão seca daquele homem, mas Ele queria curar e quer curar o meu coração e o seu coração! Estendamos o nosso coração ao Cristo, se ele está seco, por causa da inveja, por causa da ingratidão, que o Senhor cure o nosso coração petrificado pelo ódio, pela raiva. Que o Senhor toque o nosso coração, que deixe de ser um coração seco, para ser o coração que ama e que olha o outro com misericórdia.
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!