03 Sep 2025

Prioridade: você a tem?

Curados para servir

Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta e pediram a Jesus em favor dela. Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servir-lhes (Lucas 4,38-44).

Irmãos e irmãs, nós celebramos, no dia de hoje, a memória de São Gregório Magno, que foi Papa e também é doutor da Igreja. Peçamos a intercessão dele para nós neste dia, para que essa palavra que nós escutamos produza muitos frutos em nós.

O espelho das nossas prioridades

E nós deveríamos nos perguntar, a partir deste texto que nós escutamos, da cura da sogra de Pedro, quais são as nossas prioridades?

Quantas vezes, irmãos e irmãs, gastamos nosso tempo com futilidades e nos negamos a doar um pouco dele, que é precioso, para pessoas que realmente necessitam! Às vezes, nossos pais, nossos avós, pessoas que precisam da nossa presença.

Já vi situações de jovens passando mal em filas para assistir à apresentação de cantores famosos, casos de jovens que vão usar fralda para não precisar sair da fila e poder esperar para ver aquela apresentação.

Mas qual é a nossa disposição, por exemplo, de acompanhar o pai ou o avô idoso em um hospital?  Qual a nossa disposição em passar a noite em claro com eles? Então, aqui nós devemos nos perguntar: quais são as nossas prioridades?

A prioridade que vem do Evangelho

Também quais as prioridades do nosso tempo, o tempo de qualidade que oferecemos aos nossos, àqueles que são próximos.

Meus irmãos e minhas irmãs, se estamos falando de prioridades, devemos nos perguntar se as nossas prioridades não são as coisas banais, as realidades que passam, uma vida sempre fútil, vazia, sem significado.

No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina que devemos ter um olhar de atenção para com os que, de fato, necessitam. No caso aqui, nós vimos a sogra de Pedro.

A resposta de um coração curado

E esse olhar está para além de satisfazer as nossas necessidades e vontades, mas trata-se de viver segundo o Evangelho. Então, Jesus olhou para a necessidade, para a enfermidade daquela mulher e a curou. E uma vez curada colocou-se a serviço. Que assim seja com cada um de nós também.

Que o Senhor cure o nosso coração, pois, uma vez curados, nós nos colocaremos a serviço.

Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Edison Oliveira

Padre Edison Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.