“Enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. O Senhor disse ao fariseu: ‘Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior?’” (Lucas 11,37-40)
Muitas vezes, ficamos preocupados com coisas que deveriam ser secundárias em nossa vida e nos esquecemos de fazer o bem porque ficamos preocupados com coisas secundárias. Ficamos preocupados com a aparência, zelamos por coisas exteriores e esquecemo-nos de cuidar do nosso interior. Realizamos uma série de práticas exteriores, mas que não representam, não correspondem com aquilo que está no nosso coração, no nosso interior.
Jesus sempre condenou essa falta de correspondência, Ele sempre condenou essa incoerência de vida — uma vida que aparenta ser perfeita por fora, mas, por dentro, está cheia de maldades e roubos. Uma vida cheia de ritualidades, mas sem a capacidade de olhar para o interior, sem a capacidade de mudar aquilo que não está bom no seu interior.
Ficamos preocupados com a aparência, zelamos por coisas exteriores e esquecemo-nos de cuidar do nosso interior
Precisamos, meus irmãos, a partir dessa Palavra, aprender a cuidar do nosso interior. Ficamos tão preocupados com o exterior, aquilo que é visto, aquilo que pode ser motivo de críticas das pessoas; e nos esquecemos de cuidar do nosso interior, do nosso coração, daquilo que as pessoas não veem, mas nós sabemos que Deus vê, Ele vê o que está oculto no nosso coração, pois foi Deus quem fez o nosso interior — vai dizer a Palavra de hoje.
Se Deus fez o interior, Ele também nos fez no nosso interior. E Ele conhece tudo que se passa no nosso coração! Por isso, nós devemos aprender a ter essa atenção com a nossa interioridade, atenção com aquilo que está no nosso coração, para que as práticas externas, para que aquilo que for visto pelas pessoas possa ser nada mais do que um reflexo daquilo que está no nosso coração.
Peçamos que o Senhor nos dê a graça de cuidar, primeiro, do nosso coração, do nosso interior. E deixemos que aquilo que está no nosso coração seja externado e que possa ser visto pelas pessoas.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!