“Alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: ‘Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti’. Jesus respondeu-lhes: ‘Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas’” (Mateus 12,38-39).
Meus irmãos, Jesus declarou que não daria nenhum sinal àqueles mestres da Lei e àqueles fariseus, porque o sinal já havia sido dado: o sinal do profeta Jonas. Jonas foi um sinal para Nínive, e Nínive se converteu, escutou a Palavra de Deus. O povo se arrependeu e voltou-se para o Senhor.
Jonas já havia sido um sinal. E, meus irmãos, Jesus, é claro, era e é o sinal, porém, os mestres da Lei e os fariseus não conseguiam enxergar que todos os sinais que Jesus já havia realizado, já diziam que Ele era Deus, que Ele tinha vindo de Deus. Sim! Que Ele era o próprio Deus.
Infelizmente, aqueles mestres da Lei e fariseus pareciam estar atrás de espetáculos, de shows, e Jesus não quis dar espetáculo, Ele não quis dar ali um show. Jesus não veio para se dizer simplesmente como Filho de Deus, mas Ele mostrou com a sua vida que Ele era o Filho de Deus. E eles precisavam perceber isso.
Busquemos o sinal, o Cristo, porque é Ele quem oferece a nossa salvação
Meus irmãos, na nossa caminhada, precisamos, cada vez mais, perceber que é Jesus, que é o Senhor; e não precisamos de nenhum sinal, porque Ele já é o sinal. A Eucaristia é o sinal da presença do Cristo, é o próprio Cristo. A Palavra de Deus já é a presença de Deus entre nós, de Cristo entre nós. O Senhor, que está também no pobre, no necessitado que nos pede, também ali está a presença de Cristo Jesus.
Meus irmãos, os sinais já estão aí, o Senhor não quis e não quer dar nenhum sinal, porque Ele já é o sinal. Jesus não quis satisfazer a curiosidade de ninguém. Para quem não acredita, os sinais não provocam conversão.
Quantos, hoje, também conseguem ver o sinal (a Eucaristia), conseguem constatar — “É a Palavra de Deus!” —, mas ainda não se converteram. Os sinais não bastam, o que basta mesmo é abrir o coração para perceber a presença de Cristo Senhor.
Então, Jesus não veio para demonstrar os Seus poderes, para ter plateia, Ele realiza os sinais para conversão e salvação, e não para uma demonstração, e não para um espetáculo.
Irmãos, os sinais que o Senhor já realizou, os sinais que Ele apresentou ao mundo já bastam! Não busquemos os sinais, busquemos o sinal (o Cristo), porque é Ele quem oferece a nossa salvação.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!