Corte antes, durante e depois
“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Quem vos dera beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar, com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. Se a tua mão te leva a pecar, corta. É melhor entrar na vida sem uma das mãos, do que tendo as duas e ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga'” (Marcos 9,41-50).
Meus irmãos e minhas irmãs, Jesus usa duas formas para falar de uma vida santa, merecedora da recompensa do céu, e uma delas é o copo de água, para falar da santidade. Nós estamos acostumados com coisas grandiosas ao falar da vida de um santo, por exemplo. Que milagre ele fez? Ele bilocou? Ele teve estigma? Escreveu grandes obras? E Jesus cita um exemplo que parece banal para dizer que a caridade é o motor da santidade. Se não for por amor, não vale de nada. Por isso a santidade está mais perto de nós do que nós imaginamos. Qualquer cristão, de qualquer estado de vida, pode se santificar através das coisas do dia a dia, dos pequenos gestos.
A segunda forma utilizada por Jesus para explicar a santidade é o corte. Vocês viram cortar da vida tudo aquilo que se apresenta como nocivo para ela. Não importa. Se esse corte vem antes, durante ou após um ato. Vamos explicar, né?
Há pessoas que chegaram já a um nível de santidade que, antes de cometerem um ato de pecado, já o evitam, porque sabem que aquilo faz mal para ela e para os outros. Há pessoas que, durante o ato, se sentem arrependidas e, no seu interior, percebem que aquilo ofende a Deus e a sua dignidade, então, imediatamente, interrompem aquela ação. Mas há pessoas que, após cometer o ato, um ato errado, provam um sabor amargo e se arrependem do que fizeram, voltam em suas decisões, confessam-se e retornam ao estado de graça.
Eu não sei em qual estágio de santidade você se encontra, mas se existe algum pecado que, hoje, está batendo à porta do seu coração, corte logo com ele, rompa imediatamente com essa situação.
É melhor perder agora, para ganhar na vida eterna, reservada para todos nós. Então, vamos seguir os conselhos de Jesus. Vamos realizar atos de amor e de caridade para com o nosso próximo. Isso eleva a nossa santidade. E vamos cortar da nossa vida tudo aquilo que nos faz mal.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!