“O anjo, então, disse-lhe: ‘Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim’” (Lucas 1,30-33)
Recentemente, celebramos a Solenidade da Assunção de Maria aos Céus. Hoje, a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora Rainha, e o Catecismo da Igreja Católica vai afirmar que: “A Virgem Imaculada, preservada e imune de toda a mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma, e exaltada por Deus como rainha, para assim se conformar mais plenamente com seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte” (CIC 966).
Desse modo, reconhecemos Maria, a Mãe de Jesus, como Rainha do Céu e da Terra. Se Ela é a Mãe do Rei, Ela também é a Rainha. E o principal argumento que se afirma, da dignidade régia de Maria, é, sem dúvida, a sua maternidade divina.
Não tenhamos medo de honrar Nossa Senhora, de coroá-la como Rainha da nossa vida
Maria é verdadeiramente a Mãe de Deus. O Filho, que será dado à luz pela Virgem — afirma-se na Sagrada Escritura —, chamar-se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi. O seu Pai reinará na casa de Jacó eternamente, e o Seu Reino não terá fim.
Portanto, quando nós descobrimos essa verdade, que Maria é a Mãe do nosso Salvador Jesus Cristo, nosso Rei, podemos afirmar, com toda certeza, que Nossa Senhora é Rainha do Céu e da Terra.
E a partir dessas considerações breves — porque poderíamos aprofundar muito mais nesse argumento para reafirmar a realeza de Nossa Senhora, a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo —, não pode haver dúvida, no nosso coração, em honrarmos, em termos Maria como a nossa Mãe, a Nossa Senhora, como também a nossa Rainha. Por isso não tenhamos medo de honrá-la, de coroá-la como Rainha da nossa vida.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!