“Naquele tempo, Jesus disse: De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida. O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele” (João 3,31-36)
Mais que palavras: Jesus, transmissor da vida divina
Alegria reencontrar todos vocês, aqui no nosso canal, na Homilia Diária. Minha saudação a todos que acompanham em todo o Brasil e também além-Brasil, sobretudo o povo de Portugal, que sempre se manifesta com tanto carinho e apreço pela Canção Nova. Deus abençoe a todos vocês!
Meus irmãos e minhas irmãs, nós estamos na quinta-feira da segunda semana da Páscoa, vivendo essa graça santificante em nossa vida.
A Palavra sem medida
O texto de hoje nos diz: “De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Ele lhe dá o Espírito sem medida”.
Jesus reverbera as mesmas palavras proferidas pelo Pai a cada um de nós. Ele faz ressoar a mensagem divina em nossos corações. Ele é um portador fidedigno, fiel à mensagem da revelação divina. Ele é, podemos dizer, a comunicação perfeita, mais perfeita que já existiu e que existe entre Deus e os homens.
Não há ruídos na sua comunicação, não há confusão, não há supressão de nada, porque Jesus nos fala exatamente aquilo que ele ouviu do Pai e aquilo que ele sabe sobre o Pai.
A experiência do amor do Pai
E Jesus não apenas explica o Pai do céu pelas palavras, mas ele transmite o amor do Pai. Ele nos faz experimentá-lo em profundidade.
Jesus nos transmite uma experiência e não simplesmente uma teoria. Por isso a comunicação de Jesus não é uma mera explicação de conceitos, mas é a transmissão da vida que brota do Pai para toda a humanidade.
E por que Jesus nos fala tanto do Pai?
E a resposta é bem simples e direta. Jesus quer que nós vejamos a nossa vida a partir do alto.
Tem muitas palavras vindas de baixo, do mundo, das concepções mundanas, sobre a vida, de ideologias maléficas, que acabam distorcendo completamente a dignidade da pessoa humana.
Parece que tudo o que vem da baixeza do mundo serve para explicar, de algum modo, o sentido da vida. Parece!
A verdadeira origem do sentido da vida
Para nós cristãos, isso não serve. Para nós cristãos, o que nos serve é aquilo que vem do alto. São as palavras de Cristo que devem ter peso sobre nós. São as palavras de Cristo que devem direcionar a nossa vida, as nossas escolhas, porque são palavras divinas que Cristo quis nos revelar, e pagou um preço, pagou com seu próprio sangue por esta fidelidade.
O calvário é uma altura, é uma vida alta e não uma fossa, por isso não podemos nivelar a nossa vida por baixo, mas pelas coisas do alto, onde está Deus. E, graças a Jesus, tudo isso tem acesso, nós temos acesso.
Que desça sobre todos vós a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!