“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’” (Mateus 11,16-17)
Jesus é a sabedoria de Deus encarnada que, vindo até nós, apresentou-nos o caminho que nos leva ao Pai, porém, mesmo apresentando o caminho da salvação, muitos ainda permaneceram, e permanecem, indiferentes a essa mensagem.
A falta de fé, de entusiasmo, de reconhecimento e acolhimento da Palavra de Salvação não foi um problema apenas daquela geração, mas continua sendo também da nossa geração que, mesmo ouvindo a Palavra de Salvação, permanece fria, incrédula, indiferente e apática, diante da mensagem de salvação que é Jesus Cristo.
Por isso, Jesus compara essa geração com as crianças: insensíveis, indiferentes, sem reação, que ouvem a música, mas não dançam nem se lamentam.
É tempo de buscar corresponder ativamente com a salvação que Jesus nos oferece
A mensagem de Jesus é sempre eficaz, mas é eficaz para aqueles que se deixam envolver por ela. Aqueles que se comprometem com o Evangelho são, de fato, transformados pela graça. E aqueles que permanecem indiferentes — até mesmo movidos pela preguiça e pela falta de paixão que, muitas vezes, podemos experimentar no dia a dia —, perdem a graça de fazer essa experiência com essa mensagem transformadora.
Jesus Cristo, contudo, permanece sendo sempre este fogo que aquece aqueles que se envolvem, aqueles que se aproximam d’Ele. O problema é que quando não nos envolvemos, quando não existe um interesse da nossa parte, um comprometimento com a mensagem de salvação, vai sempre existir desculpas para que isso não aconteça, para que a graça de Deus não aconteça.
Não sejamos como essa geração que está sempre à parte que não se compromete e, além de não se comprometerem com a mensagem de salvação, não se comprometerem, não se envolverem, criticam aqueles que se comprometem, que se envolvem, que se deixam aquecer o coração pela mensagem de salvação.
É tempo de nos envolver, de buscar corresponder ativamente com a salvação que Jesus nos oferece!
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!