16 Feb 2025

Carta magna

“Naquele tempo, Jesus desceu da montanha com os discípulos e parou num lugar plano. Ali, estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Levantando os olhos para os seus discípulos, disse: ‘Bem-aventurados sois vós'” (Lucas 6,17.20-26).

Novo Moisés

Eu vou parar por aqui, porque o texto é muito longo. Depois, você pode meditar com mais calma no capítulo sexto do Evangelho de São Lucas, porque é o discurso das bem-aventuranças.
Nós estamos no sexto domingo do tempo comum, no dia do Senhor. Nós recebemos o discurso de Lucas, o discurso da montanha.
Mas, na verdade, em Lucas, Jesus desce da montanha, para numa planície, num lugar plano, diz o texto, e proclama aquela que nós podemos chamar de Carta Magna do cristianismo. Jesus se apresenta como o novo Moisés que, descendo da montanha, ou seja, da intimidade com Deus, fala agora ao povo, comunica ao povo as verdades divinas, as coisas mais preciosas para a vida de alguém. Verdades que não estão escritas mais nas tábuas de pedra, mas está escrito no coração de cada pessoa.
O sermão é direciona àqueles que querem se configurar completamente a Cristo. É uma espécie de releitura dos Dez Mandamentos, porque, se formos ver as bem-aventuranças, ali estará um caminho para quem quiser ser igual ao Cristo, quem quer se configurar a Ele.
E não se trata do mínimo, do nível baixo de vida cristã, mas do máximo, ou seja, todos são chamados a essa plenitude de vida, a esse grau de santidade. São páginas luminosas de um lado, é claro, mas de outro também estão coisas bem difíceis, expressas através dos diversos “ais, ai de vós”.
Jesus quer iluminar de tal forma o coração do povo, que ele não quer deixar ninguém perdido nas trevas, porque isso ele sabe que comporta duras consequências. Nenhum de nós é chamado a uma vida decadente, permeada de pecados, de vícios, maldades, sentimentos de ódio. Jesus chama cada um de nós a uma vida cheia de plenitude, cheia da vida de Deus, repleta de sentimentos de misericórdia, de compaixão, de pureza, de resiliência diante do sofrimento.
Eu lhe pergunto: você quer esse projeto de vida para você? O projeto das bem-aventuranças, ele é para você. Por isso eu peço: responda, com o seu coração, esse apelo de Jesus para a sua vida neste dia de hoje. Não deixe que o ano de 2025 passe sem que você tenha assumido o compromisso de buscar mais a Deus, de viver mais os mandamentos d’Ele, de ser uma pessoa mais misericordiosa com o outro, para que, quando o Senhor te chamar para a Sua glória, você esteja diante d’Ele e ouça Ele lhe dizer: Bem-aventurado.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.