“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso” (Mateus 11,28-29).
Estamos vivendo um tempo de muitos cansaços, porque trabalhamos — e, graças a Deus, trabalhamos bastante –, mas um cansaço que vai além do cansaço físico. É um cansaço mental, é um cansaço psíquico, é um cansaço diante de tantas informações e informações que, infelizmente, deformam ao invés de formar, informações que nos desviam ao invés de nos encaminhar. E isso cansa!
Assim como os discípulos, também o povo de Deus que estava ali escutando Nosso Senhor também estavam cansados, porque desejavam ver o Messias, desejavam o Salvador. E tinham tantos pseudomessias, tinham tantos que se levantavam naquele tempo como os salvadores, mas que não organizavam nada, que não davam conta de assistir o povo de Deus, eles estavam cansados.
E o verdadeiro pastor não larga as suas ovelhas, mas as acolhe, cuida das suas ovelhas. O verdadeiro pastor não terceiriza o seu serviço — “Que outros cuidem” ou então “Se virem, ovelhas”. Não! Mas Ele chama para si.
Achegue-se até Deus, é Ele quem pode lhe dar o verdadeiro descanso
E o Senhor chamou para si os Seus discípulos, chamou para si o povo de Deus. Ele também chama você para estar com Ele: “Vinde a mim”.
Você está cansado? Cansado do trabalho? Cansado dos seus relacionamentos? Cansado porque tem que dar conta e usa muito a mente? Cansado de tantas coisas? Descanse no Senhor. O Senhor, de braços abertos, quer acolher você: “Vinde a mim”. Vamos até Ele!
Filho e filha de Deus, não vá atrás das drogas, não vá atrás de relacionamentos que não sejam o seu relacionamento com a sua esposa, com o seu cônjuge. Não busque refúgio em coisas ou em pessoas, achegue-se até Deus, é Ele quem pode lhe dar o verdadeiro descanso, é Ele quem pode lhe dar a verdadeira alegria. Não vá aos outros, vá ao Outro, com “o” maiúsculo, o Outro, o Cristo, que pode lhe dar o descanso, que pode refazer as suas forças.
Descanse n’Ele, em Cristo Jesus, e tome o fardo d’Ele. Nosso Senhor garantiu aqui que o fardo d’Ele é leve, o fardo d’Ele que é o Seu amor, que é a Sua misericórdia, é leve. Tomemos a misericórdia d’Ele, tomemos o amor d’Ele sobre nós, descansemos n’Ele diante de tudo que estamos vivendo. E aí, descansando n’Ele, temos forças para prosseguir na nossa caminhada rumo ao Céu.
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!