“Naquele tempo, houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: ‘Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim’” (Lucas 9,46-48).
Meus irmãos, os discípulos eram pessoas, claro, gente como a gente, imaturas. Jesus falava a respeito da Sua paixão e da Sua morte. Jesus passou pelo mundo fazendo o bem, e os discípulos preocupados com cargos.
Não devemos estar preocupados com cargos, mas devemos estar preocupados em fazer a vontade de Deus. E Jesus, então, usou este exemplo, já que eles estavam discutindo quem era o maior. Jesus apresentou uma criança como modelo: “Olha, está aqui. O maior é aquele que se faz humilde, o maior é aquele que se faz pequeno como uma criança”.
Peçamos essa graça ao Nosso Senhor hoje, a graça de termos um coração de criança
Meus irmãos, precisamos pedir essa graça ao Nosso Senhor, a graça de ter um coração manso, de ter um coração humilde, de ter um coração como o de uma criança — e criança no bom sentido, pois, infelizmente, muitas crianças já estão aprontando —, é a criança no bom sentido da pureza, da verdade; no bom sentido do fácil trato, do aprender, da facilidade na aprendizagem, na docilidade; é nesse sentido que Nosso Senhor está aqui nos apresentando a criança como modelo.
Maior é aquele que se faz pequeno, humilde e dócil, é isso que Nosso Senhor deseja de nós, deseja de você. Quer ser grande? Seja como uma criança, seja manso, seja humilde. Maior não é aquele que tem “cargo”, maior é aquele que é puro; maior não é quem tem “aquele cargo”, mas é aquele que vive a santidade. Esse é o maior! E o modelo foi apresentado por Jesus: uma criança.
Peçamos esta graça ao Nosso Senhor hoje, a graça de termos um coração de criança. Sejamos humildes, simples e dóceis. Seja também o maior no Reino dos Céus. De que forma? Não buscando cargos, mas buscando amar a Deus, buscando servir, é isso que o Senhor deseja de mim e de você.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!