22 May 2025

Alegria × Euforia

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena” (João 15,9-11).

Jesus oferece a eterna alegria

Jesus introduz o conceito de alegria cristã. Alegria que não pode ser confundida com um estado de ânimo ou uma mera euforia passageira, um sentimento que tem começo, meio e fim. Não se trata disso, não se trata de um resultado também positivo diante de alguma empreitada: eu me esforcei por alguma coisa, eu consegui, então, agora, eu tenho alegria! Não é nada disso!

Jesus qualifica essa alegria como plero, no grego, ou seja, cheio, completo ao máximo, abundância, perfeição; para que a minha alegria seja plero, seja cheia, seja completa, seja abundante, seja perfeita. E Jesus afirmou tudo enquanto dizia palavras aos Seus discípulos.

Jesus não estava distribuindo dinheiro, Ele não estava entregando chaves de casas, não estava fazendo milagres, Jesus estava entregando uma promessa para os Seus discípulos.

Jesus estava lhes garantindo, pelo poder da Sua palavra, uma alegria duradoura, sem estar atrelada aos sucessos deste mundo. E Ele dizia: “Que vocês guardem os mandamentos, que vocês permaneçam no meu amor e sereis felizes, e essa alegria vai ser plena”.

A alegria cristã é a alegria de Cristo

E nós sabemos que aquilo que fazia Jesus feliz de fato era realizar a vontade do Pai. Esse é um bom critério para sabermos se estamos na vontade de Deus. Experimentar uma alegria plena, uma alegria duradoura, porque não pode haver tristeza num coração que resolveu se entregar à vontade de Deus, são coisas incompatíveis. Mesmo que nós enfrentemos alguns momentos de dificuldade, de dor, de sofrimento, a alegria deve permanecer em nossos corações, porque ela é fruto de uma entrega a Deus, de uma comunhão profunda com Ele, de uma obediência a Sua Palavra, aos Seus mandamentos.

Essa era a alegria de Jesus, e é essa alegria que Ele quer compartilhar comigo e com você.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.