“Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: ‘Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?’ Eles responderam: ‘Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas’. Então Jesus lhes perguntou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’” (Mateus 16,13-15).
Hoje, nós estamos, com toda a Igreja, celebrando a Festa da Cátedra de Pedro. Vamos situar a Festa de hoje: “cátedra” significa “cadeira”; a cátedra de Pedro, na verdade, é o trono de Cristo, e Ele quis que o apóstolo Pedro se sentasse n’Ele e, a partir d’Ele, conduzisse a Sua Igreja. São as Palavras de Cristo: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. Tudo o que ligares na terra será ligado no céu e assim por diante”.
Pedro está na cátedra, no trono de Cristo, mas não como um monarca, e sim como um servo de todos, guardião dos ensinamentos de Jesus, dispensador das suas graças e pastor dos irmãos da comunidade. Esse é o “ministério petrino”, isso é cátedra de Pedro. A cadeira de onde Pedro toma as vezes de Cristo e também exerce, na vida da Igreja, o pastoreio, o cuidado e o zelo por aquilo que Jesus nos ensinou.
Jesus faz uma sondagem de um modo estratégico sobre quem Ele era para aquelas pessoas, Ele faz essa pergunta porque o desejo de Jesus é conduzir os Seus discípulos a uma resposta, mas não exterior. Jesus não está preocupado com a sua fama, mas Ele está preocupado se, no coração dos discípulos, de fato, existe uma adesão, e eles sabem realmente quem é o Senhor.
Diante da celebração de hoje, o nosso desafio é dizer quem é Cristo para nós
Pedro se ocupou de dar uma resposta. Pedro – hoje Papa Francisco, e nós temos a graça de ter o Papa Francisco na condução da nossa Igreja – também se ocupa de, ainda hoje, dar essa resposta: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo…” Que beleza que nós temos a segurança do magistério da Igreja salvaguardando que Cristo é o Senhor e Ele está vivo no meio de nós. Temos a firmeza de ter, ao longo de todos esses anos, a sucessão apostólica que nós chamamos de uma forma ininterrupta, ou seja, ao longo de toda a história da Igreja, permanecemos fiéis àquele mandato de Cristo, aquela ordem de Cristo.
Diante da celebração de hoje, o nosso desafio é dizer quem é Cristo para nós, para mim e para você. Quem é Ele na sua vida? Porque a Igreja já nos afirmou quem é Cristo, nós temos a Profissão de Fé, nós temos a Doutrina, temos os ensinamentos, temos o Magistério da Igreja; tudo isso nós já possuímos, mas a nossa experiência de fé e de amor não passa somente por isso, precisamos aderir à pessoa de Cristo. Por isso, quem Ele é na sua vida? Responda, hoje, na sinceridade do seu coração, quem é Cristo na sua vida e permita, de fato, que Ele seja o centro, que Ele seja o Senhor, e que Ele seja o seu Salvador.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!