“O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’” (Lucas 1,28)
Meus irmãos, hoje comemoramos a Imaculada Conceição de Maria, este título que diz da pureza de Nossa Senhora. No trecho do Evangelho que acabei de ler para você, o anjo chega até Nossa Senhora e diz a Ela: “O Senhor está contigo”.
Para quem o anjo ou o próprio Deus disse isso em toda a Sagrada Escritura? Para ninguém! O anjo e o próprio Deus disse unicamente a Virgem Maria, a Nossa Senhora: “O Senhor está contigo”.
Está aqui algo que nós devemos buscar, meus irmãos, de todo o nosso coração: buscar a Deus e estar com Ele, a exemplo da Virgem Maria. De jeito nenhum Maria nos afasta de Jesus. Ela nos aproxima ainda mais d’Ele com o seu exemplo. Primeiro ponto: buscar a Deus, estar com Ele, como a Virgem Maria.
Hoje, comemoramos a Sua Imaculada Conceição, e a Igreja nos ensina no Catecismo da Igreja Católica: “Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria, cumulada de graça por Deus, tinha sido redimida desde a sua conceição. É o que confessa o dogma do ano de 1854 proclamado, chancelado e confirmado pelo Papa Pio IX” (Catecismo da Igreja Católica, número 491).
Busquemos, cada vez mais, a Deus, busquemos a santidade, a pureza
Buscar a Deus, buscar a pureza, Ela é a Imaculada. Precisamos, não é, irmãos? Buscar a pureza nos nossos pensamentos, nas nossas palavras, nas nossas atitudes. Maria nos aproxima de Deus, Ela nos aproxima da santidade de Jesus. Ela é a cheia de graça, Ela está com Deus, e nós devemos buscá-Lo Ele. Maria é a Imaculada, a pura, devemos buscar a pureza de coração, pureza nas intenções.
No finalzinho do Evangelho de hoje, nós também acompanhamos que ela também se colocou à disposição do Reino, no seu “faça-se”, seu “fiat” — “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra”.
Com Maria, aprendemos que devemos ser cheios de Deus, com Ela aprendemos que devemos ser puros; com Maria aprendemos que devemos servir.
Em toda a sua trajetória de vida, Maria serviu a Deus, serviu o Seu Filho Jesus, acompanhou os passos do Seu Filho. Ela foi mãe, filha, mas ela foi também serva do Senhor. Aprendamos com a Virgem Maria a nos colocar também a serviço do Reino de Deus.
Neste dia da Imaculada, são tantas as lições que aprendemos. Aprendamos pelo menos essas: busquemos cada vez mais a Deus, busquemos a santidade, busquemos a pureza, busquemos servir a Deus de todo o nosso coração.
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!