A escuta da Palavra que vence todas as incertezas
Hoje, a Igreja comemora a memória de Nossa Senhora do Rosário. O Evangelho Lucas vai dizer para nós o seguinte:
O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor é contigo”. (Lucas 1, 26-38)
Diante dos nossos olhos, para você que tem o costume de ler a Palavra de Deus, este é um dos momentos mais belos de toda a história da salvação: a Anunciação do Senhor. No dia em que comemoramos a memória de Nossa Senhora do Rosário, Deus entra na história da humanidade através da humildade de uma jovem de Nazaré, a Virgem Maria. Tudo começa não pela iniciativa dos homens, mas pela iniciativa de Deus.
A escuta atenta e dócil de Maria
A primeira palavra dirigida a Maria é um convite à alegria. Deus visita o Seu povo e encontra em Maria um coração totalmente aberto à Sua vontade. Ela é chamada de “cheia de graça”, no grego, kecharitomene. A ela não faltou nenhuma graça, porque, desde o início de sua existência, ela foi preparada para a missão de ser a mãe do Salvador. Entretanto, Maria não responde de forma imediata, porque precisava gestar no coração, entender e refletir sobre aquele anúncio.
O Evangelho afirma que ela ficou perturbada. O “ficar perturbado” não é negativo. Algo mexeu no coração de Maria, de Nossa Senhora. Isso nos ensina que a fé não elimina as perguntas, mas nos leva a confiar, mesmo quando não entendemos plenamente os caminhos de Deus.
Diante dos medos, confiar na graça de Deus
Se com Nossa Senhora foi assim, imagine conosco. Nós não vamos compreender totalmente a vontade de Deus, mas, pela fé, pela disponibilidade e pela escuta, nós podemos escutar também o que o anjo diz a ela: “Não tenhais medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus”.
E quantas vezes também somos tomados pelo medo: medo das dificuldades, medo da cruz, medo das mudanças… Mas nós temos que ter essa coragem, como a de Maria, de escutar o que ela escutou de Nosso Senhor: “Não tenhais medo”. Diante das provações, diante das dificuldades, diante do medo, confie, escute, reflita, porque Nosso Senhor jamais nos desampara. Como Maria, recebemos de Deus, com alegre esperança, o Seu chamado para as nossas vidas.
Que a Virgem do Rosário rogue por nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!



