O chamado para viver o extraordinário na vida cotidiana
Naquele tempo disse Jesus: “Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? Se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos, como o vosso Pai Celeste é perfeito”. (Mt 5,43-48)
Bom, a vida cristã, obrigatoriamente, tem que comportar um algo a mais, um algo de extraordinário. A exemplaridade de Cristo precisa ser imitada. Jesus nos deixou um exemplo não só para que nós O admiremos, mas para que nós O imitemos.
O perigo de viver uma fé morna e pagã
O texto de hoje traz o apelo de Jesus a uma vida autenticamente cristã, que se difere das outras formas de viver, mas não por um mero exibicionismo, eu vou fazer para que eu me sinta melhor do que os outros, para que todos vejam que eu sou uma pessoa bondosa. O fato é que ser cristão pede uma nobreza de comportamento que precisa fazer a diferença. Jesus questiona os seus discípulos: o que fazeis de extraordinário?
O extraordinário na vida espiritual
A tradução para essa palavra “extraordinário” é perissos, isto é, que excede algum número ou uma medida, mais do que necessário, o incomum, o excelente. É tão fácil viver um cristianismo pagão nos tempos de hoje, que esta ordem de Jesus se torna tão atual.
É tão fácil adotar certos comportamentos do mundo pagão, que, constantemente, nós precisamos nos questionar se ainda há algo de cristão nas nossas atitudes. Os publicanos só amavam aqueles que os amavam, amor interesseiro. Os pagãos só cumprimentavam os pagãos, amor seletivo. É assim que nós queremos viver?
Transbordar a excelência no dia a dia
É hora de exceder, de transbordar, de adotar uma excelência no jeito de ser cristão, para que sejamos, de fato, filhos de Deus, perfeitos, como é perfeito o Pai do céu. Porque se vivemos uma vida assim como os pagãos, não fazemos nada de extraordinário.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


