Vontade de Deus e vontade humana
Naquele tempo, o Espírito conduziu Jesus ao deserto para ser tentado pelo diabo. Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites e, depois disso, teve fome. Então, o tentador aproximou-se (Mateus 4,1-11).
Irmãos e irmãs, estamos vivendo, hoje, o primeiro domingo da Quaresma. É um itinerário quaresmal. Até nós, aqui da Comunidade Canção Nova, estamos promovendo este itinerário quaresmal por quarenta dias de reflexão, como se encontra em nossas redes sociais e também no YouTube. Você pode acompanhar, todos os dias, reflexões sobre a Quaresma com os temas específicos.
Mas, hoje, há um caráter muito introdutório. Começamos a Semana Santa e, hoje, neste domingo, somos convidados a permanecer com Deus, a fazer a vontade d’Ele, a participar da Santa Missa. E aqui nós temos a palavrinha “deserto”.
O deserto como lugar de decisão
Jesus entra em experiência de combate espiritual. Ele entra, conscientemente, nessa experiência de combate, assim como também nós sabemos que a nossa vida na Quaresma é um tempo de combate. Se você escolheu alguma penitência, também você terá combates para vivê-la com fidelidade, pois é um combate espiritual entre escolher a vontade de Deus e a vontade humana.
Combate contra a carne
Quando nós tiramos alguma coisa de que gostamos muito, é para dizer que amamos muito mais a Deus do que ficar preso a essa realidade que pode ser um vício, um paladar que alimenta apenas o físico, que alimenta apenas a nossa realidade material. Nós queremos ser alimentados na realidade inteira, sobretudo, sobrepor o espiritual. Muitas vezes, contudo, na nossa vida, o que se sobrepõe é o material.
A Quaresma nos ajuda a voltar para o que é o real, o desejo de Deus para a nossa vida. É a realidade espiritual que deve estar no tom das nossas escolhas. Mas nós vimos aqui as tentações, e elas refletem a necessidade de colocar a vontade de Deus acima das necessidades imediatas da carne humana.
A fidelidade a Deus
E o combate? O que é o combate? O combate com Satanás faz prevalecer a fidelidade e a obediência a Deus contra qualquer tentativa de manipulação. O combate nos ajuda a não sermos manipulados pelo mal, a não sermos manipulados pelo demônio. Nós queremos caminhar sobre a tutela de Deus. Que Ele direcione a nossa vida nessa Quaresma.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
A bênção do Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!



