O amigo invisível designado por Deus
Acompanhamos você, com muita alegria, para este dia 2 de outubro de 2025, quando comemoramos os Santos Anjos da Guarda. E vamos, de forma simples, profunda, tentar compreender qual é a função dos Anjos da Guarda em nossa vida.
No Evangelho de Mateus 18,1-5.10, nós vamos compreender o que o Senhor nos fala nessa liturgia de hoje.
Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles três e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus” (Mateus 18,1-5.10)
Anjo da Guarda: um protetor pessoal para sua jornada
É preciso compreender, nesta liturgia de hoje, que os Anjos da Guarda são os nossos amigos invisíveis, ou seja, Deus os coloca ao nosso lado como sinal de sua ternura e cuidado pessoal. Olha como Deus nos ama profundamente! Sabendo que, estando no mundo, nós seríamos tentados, provados, o Senhor coloca os Santos Anjos, mas muitas pessoas não se atinam para o fato de que elas têm um anjo protetor individual. Há um Anjo da Guarda somente para você, para protegê-lo não somente das realidades materiais, físicas, mas espirituais, porque o demônio está, a todo momento, ao nosso derredor, querendo nos tirar da vontade de Deus.
Uma presença discreta e fiel, do nascimento à morte
Por isso é importante, todos os dias, invocar o nosso Anjo da Guarda, ou seja, a fé da Igreja nos ensina, com base nas Escrituras e na Tradição, que cada pessoa tem um Anjo da Guarda, um mensageiro de Deus encarregado de protegê-la, inspirá-la ao bem e acompanhá-la no caminho da salvação. Olha só que interessante: o Anjo da Guarda é presença discreta e fiel, ou seja, meus irmãos, ele está ao nosso lado desde o nosso nascimento até a nossa morte.
O guia que nos recorda o caminho para o céu
Nós temos esse privilégio de ter um Anjo protetor para nos ajudar. Ele não substitui a nossa liberdade, mas nos inspira ao bem, protege-nos dos perigos visíveis e invisíveis, ele nos consola e nos recorda o caminho do céu. O Anjo da Guarda, colocado por Deus ao nosso lado, é para nos recordar de que estamos caminhando para o céu.
Quem deixa de recorrer ao Anjo da Guarda se esquece do caminho para o céu. Então, peça ao Senhor, todos os dias, a presença do seu Anjo da Guarda para protegê-lo de toda realidade visível, mas também do mundo espiritual, as realidades invisíveis. Porque nós sabemos que o Senhor nos dá a graça de fazermos a Sua vontade e nos recorda o caminho da eternidade.
Que o Santo Anjo da Guarda nos proteja e nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!