O Tesouro Encontrado
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola” (Mateus 13,44-46).
Meus irmãos e minhas irmãs, minha saudação a todos aqueles que acompanham o nosso canal, todos aqueles que acompanham a Homilia Diária de tantas formas e em tantos lugares do Brasil e do mundo.
A minha saudação àqueles que estão na Rússia, na China, na Noruega, na República Dominicana, na Guiana Francesa, Panamá, Arábia Saudita, Catar, Líbia, Hong Kong e tantos outros países.
Irmãos que testemunham a Homilia Diária como esse elemento de meditação pessoal. Hoje, nós celebramos a festa de Santa Rosa de Lima, a sua importância, a primeira Santa da América Latina, que foi canonizada em 1671.
A Iniciativa Divina que nos Encontra
O Evangelho de hoje nos aponta dois movimentos: um movimento divino e outro humano.
O movimento divino é aquele que nos aponta Deus, que vai em busca do coração do ser humano. Ele demonstra a iniciativa amorosa de Deus que vai à procura dos corações. Isso pode ocorrer através de um encontro, de um retiro espiritual, de uma pregação, de uma homilia.
O ser humano é encontrado por Deus.
Como nós lemos aqui na parábola, esse tesouro é encontrado, e nós somos encontrados por Deus. Muitas vezes, nosso coração está escondido, como diz o próprio texto, que usa a palavra cripto, justamente o oculto, aquilo que está oculto para si mesmo. Ou seja, muitas vezes, o nosso coração está encoberto dos pecados, das nossas situações, e Deus precisa nos encontrar.
A Resposta Humana na Busca por Deus
Ele chega com o Seu amor potente e encontra o coração do ser humano para devolver-lhe a sua dignidade. O outro movimento que acontece é o movimento humano, que se traduz pela busca do ser humano de encontrar Deus. É o nosso esforço.
Como dizia Santo Agostinho, “aquele que te criou sem ti, não te salva sem ti”, ou seja, eu preciso buscar Deus, eu preciso buscar o tesouro da minha vida.
Deus vem ao meu encontro, mas eu também preciso querer encontrá-Lo.
O Desapego em Vista do Bem Maior
Temos aí as atitudes do comprador, que vendeu todos os seus bens e comprou aquela pérola de grande valor. Isso demonstra a nossa busca espiritual – que a gente chama de ascese – de cavar o tempo, nos esforçar para estar na presença de Deus, não medir esforços para participar de um momento de oração e tantas outras iniciativas da nossa parte para buscarmos Deus. Ou seja, temos que desapegar em vista de algo muito maior, a coragem de nos lançar, porque Deus quer encontrar o coração do ser humano.
Que o Senhor nos impulsione nessa busca da sua santa vontade.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!