19 Sep 2025

A lição da fidelidade concreta

O testemunho das mulheres que seguiam Jesus

Naquele tempo, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a boa-nova do reino de Deus. Os doze iam com Ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças (Lucas 8,1-3).

Uma ruptura com a tradição da época

Irmãos e irmãs, o fato de São Lucas destacar o anúncio, a missão com a presença dos doze, mas também com a presença de mulheres, representa uma ruptura significativa naquilo que era o costume rabínico naquele tempo, que não tinha muita participação das mulheres. Algumas com o passado marcado pelo sofrimento e também pelo pecado, como Maria Madalena. E outras de alta posição social, como o caso da Joana. Elas seguem Jesus e participam ativamente de Sua missão.

A concretude do serviço: colocar os bens à disposição

Essas mulheres, irmãos e irmãs, contribuíram diretamente, colocando seus bens à disposição da missão, ou seja, era a presença concreta e efetiva. Quantas vezes nós queremos anunciar a Palavra, mas ficamos apenas no abstrato, não tocamos naquilo que é concreto, não saímos para fazer nada, não colocamos à disposição aquilo que temos para o anúncio. Essas mulheres caminham com Jesus, aprendem com Ele e permanecem fiéis, mesmo quando o caminho se torna difícil. Sua presença constante, que mais tarde veremos, manifestar-se-á também junto à cruz e ao túmulo vazio. O que isso nos ensina? Isso exemplifica uma espiritualidade de perseverança, de escuta, de fidelidade, mesmo sem reconhecimento público.

A espiritualidade da perseverança e da escuta

Aprendamos, neste dia, com essas mulheres, a nos comprometermos com o anúncio do Evangelho, com tudo o que nos parece mais precioso, sem reservas, porque “quem descobre um tesouro escondido” – vocês se recordam desse trecho, dessa parábola? – “vai, vende tudo o que tem e compra o campo onde tem o tesouro escondido”.

Irmãos e irmãs, Jesus é o campo, mas, ao mesmo tempo, é o tesouro escondido. E é com Ele que queremos permanecer para sempre.

Sobre você desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Edison Oliveira

Padre Edison Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.