Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e, ainda por cima, os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. E Jesus acrescentou: “O Filho do homem é Senhor também do sábado” (Lucas 6,1-5)
Jesus inaugura as novidades
Irmãos e irmãs, nós vemos que Jesus se coloca como referência a partir do texto que escutamos hoje. Não é o homem que foi criado para o sábado, mas o sábado foi criado para o homem.
O sábado foi criado para o homem.
Por isso que Jesus diz: “O Filho do homem é também Senhor do sábado”. O sábado, que na mentalidade judaica é um dia muito especial, é o dia do descanso, é o dia logo após a criação que Deus descansou.
E Jesus, ao dizer essa palavra, gera, de certa maneira, revolta no coração dos judeus, que, neste dia, não trabalham e tem uma série de regras, de coisas que não eram para ser vividas. Jesus, contudo, inaugura um novo tempo, o novo povo de Deus, um novo modo de viver não pautado apenas na lei, mas na graça.
E Jesus é o Senhor da graça. Ele é o Senhor da graça também no sábado e todos os dias. Ele é o Senhor da graça na situação que você estiver vivendo hoje.
O Filho do homem é Senhor do sábado.
O Filho do homem é Senhor também das situações que você considera impossível na sua vida, das situações de dificuldade, de sofrimento.
Nós devemos guardar, no nosso coração, essa certeza: o Filho do Homem é Senhor de tudo, é o Senhor que conduz a nossa vida, a nossa história e rege tudo com a Sua presença e a providência.
Que o nosso coração se abra como filhos da graça, filhos da presença de Deus, para correspondermos ao que Ele espera de cada um de nós.
Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!