A realeza da humildade
Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lucas 1,26-38).
A Celebração da Rainha de Schoenstatt
Meu irmãos e minhas irmãs, hoje, nós celebramos, com toda a Igreja, a memória da Beata Virgem Maria Rainha. Com esse título, festa para a comunidade religiosa de Schoenstatt em todo o mundo! Aqui no Brasil, nós temos a presença da comunidade de Schoenstatt em vários lugares do nosso país. Temos, por exemplo, o Belo Santuário em Atibaia, no interior do estado de São Paulo; e também, na Canção Nova, nós temos a permissão de ter a Ermida da Mãe e Rainha, local onde você, normalmente, vê a oração do Santo Terço pela TV Canção Nova.
“Belo Santuário” é exatamente o significado do nome Schoenstatt, que, em alemão, significa “belo lugar ou bela região”. O nome se refere a um bairro da cidade de Vallendar, na Alemanha, onde está, inclusive, o santuário original. Dali, nasceu aquilo que o movimento chama da aliança de amor com Maria Rainha, vencedora, três vezes admirável.
Um Trono na Pobreza de Nazaré
O texto que nós lemos hoje, no Evangelho, é o texto da anunciação do arcanjo Gabriel. O interessante é que a Rainha que Deus escolheu não é encontrada em nenhum palácio nem em nenhuma corte, mas na pobreza de Nazaré, na simplicidade da casa de Maria.
Deus quis colocar o seu trono no coração da Virgem Maria. Ela foi a escolhida, nas palavras do arcanjo, e nós vemos o desígnio de Deus que escolhe a sua Rainha na simplicidade da vida em Nazaré.
A descendência divina ignora as dinastias desta terra.
O Chamado à Humildade e ao Serviço
Os desígnios de Deus vão além das realidades deste mundo. Se Ele escolheu Maria como Rainha, é para nos mostrar a Sua grandeza, que escolhe os pequeninos para confundir os grandes. Por isso, elevemos, hoje, uma súplica a Virgem Maria Rainha, para que nos ensine também a sermos discípulos de Jesus na humildade, na simplicidade, sabendo que o que conta, no Reino dos Céus, é o serviço aos nossos irmãos, o serviço às pessoas que estão perto de nós.
Renovando a Aliança de Amor
Renovemos, hoje, a nossa aliança de amor com a Mãe de nosso Senhor, recordando aquele mandato de Cristo no alto da cruz: “Eis aí o teu filho, eis aí a tua mãe”.
Que a Virgem Maria interceda por todos nós nesta caminhada do discipulado ao seu filho Jesus.
Por isso, Nossa Senhora Rainha três vezes admirável de Shonstadt, rogai por nós!
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!